Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20822
Tipo: | TCC |
Título: | OS IDEAIS FORMATIVOS DE PLATÃO PARA A EDUCAÇÃO: Reflexões a partir dos conceitos fundamentais na obra “A República” |
Autor(es): | COSTA, CARLOS DIOGENNES TAVARES DA |
Primeiro Orientador: | Santos, Gilfranco Lucena dos |
Resumo: | A presente monografia visa abordar os ideais formativos de Platão para a educação apresentados na obra “A República”, bem como os conceitos fundamentais para a boa formação do cidadão em seu exercício na pólis. O trabalho constará de três capítulos: no primeiro trarei a discussão em torno da crítica aos poetas, e de como não se recomenda aos jovens ouvir estes contos que, nos qual traz uma louvação dos feios ideias e perfeitos e inatingíveis – para o cidadão comum – criadas pelos poetas. Além disso, o capítulo trará a discussão do quanto é importante ter uma educação que traga equilíbrio entre a alma e o corpo, o que só seria possível através da música e da ginástica. No segundo capítulo a discussão resgatará o esquema da linha dividida entre o âmbito inteligível e âmbito sensível, e as disciplinas necessárias para se atingir uma boa formação cidadã. No terceiro capítulo será apresentada a importância dos modelos do percurso educacional platônico, não na tentativa de comparar mas sim de apresentar onde esses modelos se replicam, uma vez que Platão traz a ludicidade com a matemática e música, como uma prática disciplinar, e a ginástica e a academia para o corpo. |
Abstract: | This monograph aims to address Plato's formative ideals for education presented in “The Republic”, as well as the fundamental concepts for the good education of citizens in their exercise in the polis. The work will consist of three chapters: in the first I will bring the discussion around the criticism of poets, and how young people are not recommended to listen to these tales which, in which it brings a praise of ugly ideas and perfect and unattainable - for the common citizen - created by poets. In addition, the chapter will discuss how important it is to have an education that brings balance between the soul and the body, which would only be possible through music and gymnastics. In the second chapter, the discussion will rescue the outline of the divided line between the intelligible and the sensitive realm, and the disciplines necessary to reach a good civic education. In the third chapter, the importance of the models of the Platonic educational path will be presented, not in an attempt to compare but to show where these models are replicated, since Plato brings playfulness with mathematics and music, as a disciplinary practice, and gymnastics and the gym for the body. |
Palavras-chave: | Platão, Educação, Modelos Plato, Education, models. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20822 |
Data do documento: | 16-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS DIOGENNES TAVARES DA COSTA tcc.pdf | 585,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.