Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20827
Tipo: TCC
Título: Fatores que influenciam nas tomadas de decisões financeiras dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Farias, Monick Suenia Santos de
Primeiro Orientador: Silva, Lucimeiry Batista da
Resumo: O consumismo é atualmente um problema cada vez mais presente no cenário econômico. A educação financeira é uma ferramenta que contribui para o conhecimento de um indivíduo fazendo-o ser capaz de tomar decisões de forma racional e assertiva. A falta da educação financeira pode trazer consequências para a vida de jovens e adultos. E sabemos que é necessário um trabalho cotidiano, identificando, desde cedo, possíveis riscos. Quanto mais conhecimento for adquirido, mais os indivíduos se tornarão capazes de lidar com suas finanças. Como não temos em nossa cultura a inserção desde cedo da educação financeira no ensino formal, as pessoas tendem a ser influenciadas por diversos fatores em suas tomadas de decisões e mesmo em cursos superiores que lidam diretamente com as finanças empresariais, muitos discentes não têm ainda o hábito da educação financeira. Visando identificar se esta situação é pertinente no curso de Ciências Contábeis, este estudo teve como objetivo principal identificar os fatores que influenciam nas tomadas de decisões financeiras dos estudantes do Curso de Contabilidade da UFPB. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário, respondido por 120 estudantes, do 5o ao 8o período do referido curso. Os resultados apontam que os discentes sabem a importância de fazer um planejamento financeiro pessoal, no entanto nem todos fazem devido a restrições financeiras, mas os que realizam, estabelecem metas e objetivos, pois sabem que é preciso planejar para alcançar melhor qualidade de vida no futuro. Pode-se inferir, que para as pessoas ouvidas nesta investigação, sem que possamos generalizar, o Curso de Contabilidade influenciou positivamente a qualidade da tomada de decisões financeiras, mesmo que esta inferência não esteja baseada em uma avaliação da qualidade do ensino.
Abstract: Consumerism is currently an increasingly present problem in the economic scenario. Financial education is a tool that contributes to an individual's knowledge, making them able to make rational and assertive decisions. The lack of financial education can have consequences for the lives of young people and adults. And we know that daily work is needed, identifying possible risks early on. The more knowledge gained; the more individuals will be able to manage their finances. As we do not have in our culture the insertion of financial education in formal education from an early age, people tend to be influenced by several factors in their decision-making and even in higher education courses that deal directly with business finance, many students do not yet have the habit of financial education. Aiming to identify whether this situation is relevant in the Accounting Course, this study aimed to identify the factors that influence the financial decision-making of students in the Accounting Course at UFPB. As for the methodology, it is an exploratory research with a quantitative approach, whose data collection was done through the application of a questionnaire, answered by 120 students, from the 5th to the 8th period of the course. The results show that students know the importance of personal financial planning, however not all do due to financial constraints, but those who do, set goals and objectives, as they know that it is necessary to plan to achieve a better quality of life in the future. It can be inferred that for the people interviewed in this investigation, without being able to generalize, the Accounting Course positively influenced the quality of financial decision-making, even if this inference is not based on an assessment of the quality of education.
Palavras-chave: Indivíduos
Educação financeira
Fatores de tomada de decisão
Estudantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20827
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSSF20082021.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.