Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2083
Tipo: TCC
Título: Sentidos e formas de participação em processos de gestão democrática
Autor(es): Silva, Denis Raylson da
Primeiro Orientador: Santos, Edilene Silva
Resumo: A Gestão Democrática, tem se tornado objeto de debates e discussões no cenário educacional, de forma que sua relevância ganha destaque quanto às ações de promoção da cidadania, descentralização do poder gestor, e a participação como um todo. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso objetivou-se por analisar os processos de instauração das formas de participação em virtude dos processos de gestão democrática, usando como base para a análise das proposições, as contribuições de gestoras e professoras, de uma escola da rede municipal de ensino de Sapé – PB, assim como a literatura que discute a temática em questão dando subsídios para sua fundamentação a partir das abordagens de autores como Heloisa Lück (2006, 2009), Carlos Libâneo (2001, 2003), Ilma Veiga (2009), entre outros. Os resultados desse estudo mostraram que a Gestão Democrática se efetiva com a participação igualitária de todos os segmentos da comunidade escolar, no exercício de sua cidadania e autonomia, no entanto suas formas de participação nos processos democráticos da escola são limitados por diversos fatores, limitando por consequência a ação democrática da instituição escolar.
Abstract: The Democratic Management has become subject of debate and discussion in the M educational setting, so that its relevance is highlighted as the actions to promote A citizenship, decentralization of power manager, and participation as a whole. Therefore, R this current conclusion work aims to analyze the prosecution forms of participation Y because of the democratic process management, using as a basis for the analysis of proposals the management contributions of managers and teachers of a municipal Th school from Sapé - PB, as well as literature that discusses the topic in question giving e subsidies to its foundation from the approaches of authors such as Heloísa Lück (2006, 2009), Carlos Libâneo (2001, 2003), Ilma Veiga (2009), among others. The results of De this study showed that the Democratic Management is effective with the equal m participation of all segments of the school community, in the exercise of their oc citizenship and autonomy, but their forms of participation in the school's democratic rat processes are limited by several factors, limiting by consequence the democratic action ic of the school.
Palavras-chave: Gestão democrática
Escola
Gestão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2083
Data do documento: 12-Jul-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRS26082016622,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.