Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20866
Tipo: TCC
Título: Engajamento disciplinar produtivo e educação ambiental na escola: importância do protagonismo juvenil na gestão de resíduos sólidos
Autor(es): Silva, Andreia de Souza
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Resumo: O presente trabalho busca analisar como a Educação Ambiental (EA) na escola pode promover o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) nos alunos, pretendendo mensurar o grau de envolvimento desses com as temáticas em EA. A foi desenvolvida em uma escola estadual (localizada no município de Pedras de Fogo/PB. O público alvo foi composto por 37 alunos do sétimo ano do ensino fundamental anos finais. O Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) intitulado de Protagonismo Sustentável foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2019. A metodologia foi com enfoque na pesquisa qualitativa dos tipo pesquisa-ação. Buscou-se através do estudo compreender como os processos educativos em EA poderiam contribuir na formação de um aluno protagonista responsável pelo uso sustentável dos recursos naturais com os quais interage. As ações ocorreram dentro das aulas de Ciências, Estudo Orientado e Práticas Experimentais. Dois eixos norteadores centrais foram trabalhados por semestre no desenvolvimento das atividades; iniciamos com a produção de Compostagem e no segundo semestre com a implantação da horta escolar. Os dados foram analisados com base numa ferramenta proposta por Souza (2015) a partir do trabalho de Engle e Conant (2002) para mensurar o grau de EDP dos alunos durante no decorrer das atividades. As atividades foram orientadas pela estruturação de Sequências de Ensino Investigativo – SEIS (Carvalho, 2013) delineando nas atividades, suas intencionalidades pedagógicas e formas de avaliação. Indicadores da relação engajamento/disciplina/produtividade aparecem e são corroborados pelos conteúdos de avaliação verificados. O estabelecimento das relações professora/turma orientaram o surgimento do Protagonismo Juvenil expresso pelos alunos.
Abstract: The present work seeks to analyze how Environmental Education (EE) in school can promote Productive Disciplinary Engagement (PDE) in students, intending to measure the degree of their involvement with the themes in EE. A was developed in a state school (located in the municipality of Pedras de Fogo/PB. The target audience was composed of 37 seventh-year elementary school students. The Pedagogical Intervention Project (PIP) entitled Sustainable Protagonism was developed throughout the 2019 school year. The methodology was focused on qualitative research of action research. We sought through the study to understand how the educational processes in AS could contribute to the formation of a leading student responsible for the sustainable use of the natural resources with which it interacts. The actions took place within the science, oriented study and experimental practices classes. Two central guiding axes were worked per semester in the development of activities; we started with the production of Composting and in the second semester with the implementation of the school garden. The data were analyzed based on a tool proposed by Souza (2015) from the work of Engle and Conant (2002) to measure the degree of P DE of students during the activities. The activities were guided by the structuring of Investigative Teaching Sequences - ITS (Carvalho, 2013) outlining in the activities, their pedagogical intentions and forms of evaluation. Indicators of the engagement/discipline/productivity relationship appear and are corroborated by the evaluation contents verified. The establishment of teacher/class relationships guided the emergence of youth protagonism expressed by the students.
Palavras-chave: Educação ambiental
Compostagem
Meio ambiente e a sociedade
Meio ambiente - Proteção e conservação
Engajamento disciplinar produtivo - Protagonismo sustentável
Horta escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL::MEIO AMBIENTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20866
Data do documento: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS23082021.pdf677,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.