Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Décio Pereira de-
dc.date.accessioned2017-09-13T14:58:52Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.available2017-09-13T14:58:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2086-
dc.description.abstractThis monograph has, as its main purpose, to analyze competencies and professional abilities, based on the author Philippe Perrenoud, focused on Religious Education (RE) in elementary school; considering the insertion of ER into the curriculum of public school, a result of the modification of Article 33 of the Law of Directives and Bases of Brazilian education and subsequent legislation, a descriptive and bibliographic research was made, aiming to clarify the legal basis since its origin and presence in Brazilian public school. The ER will require a competent professional who will be putting on formation competencies and abilities in the students, target of pedagogical actions. In this way, he himself will need to be competent and skilled in his pedagogical exercise, so that his teaching is effective. It is a matter of theory and practice. Our specific purpose aims to make explicit, analyze and visualize the competencies and abilities of the teacher, which can contribute to an ER free from catechesis and even proselytism; however, also aligning with the aspirations of a pluralistic society whose beliefs are multiple, avoiding privileging this or that belief in the classroom space. We note that the teacher of ER, regarding his professionalization, is still in the embryonic phase. Skills and abilities are not consolidated for this category. It is perceived an ER which develops itself from the practice room and borrows techniques from the practice of other disciplines already consolidated. To develop skills and abilities from its own theoretical framework is a challenge on going regarding ER.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-13T14:58:52Z No. of bitstreams: 1 DPB16062016: 584399 bytes, checksum: 295dc482c91e8178bbff19675f04516b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-13T14:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DPB16062016: 584399 bytes, checksum: 295dc482c91e8178bbff19675f04516b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Basespt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.titleAnálise das competências e habilidades profissionais para o ensino religioso no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar as competências e habilidades profissionais, com base no autor Philippe Perrenoud, voltadas para o Ensino Religioso (ER) no ensino fundamental; considerando a inserção do ER no currículo da escola pública, resultado da modificação do Artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira e legislações posteriores, foi realizada uma pesquisa descritiva e bibliográfica, visando explicitar a fundamentação legal desde a sua origem e presença na escola pública brasileira. O ER demandará um profissional competente que estará colocando em formação competências e habilidades nos estudantes, alvo das ações pedagógicas. De maneira que ele mesmo precisará ser competente e habilidoso no seu exercício pedagógico a fim de que sua ação docente seja efetiva. É uma questão de teoria e prática. Nosso objetivo específico tem por busca, explicitar, analisar e visualizar as competências e habilidades do professor, o que pode contribuir para um ER isento de catequese e mesmo de proselitismos; porém, alinhado com os anseios de uma sociedade plural cujos credos são múltiplos, evitando privilegiar essa ou aquela crença no espaço da sala de aula. Constatamos que o professor do ER no que concerne a sua profissionalização ainda está em fase embrionária. As competências e habilidades ainda não estão consolidadas para essa categoria. Percebe-se um ER que se desenvolve a partir da prática em sala e que toma de empréstimo as técnicas da prática das outras disciplinas já consolidadas. Desenvolver competências e habilidades a partir de um referencial teórico próprio constitui-se um desafio ainda em curso para o ER.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPB16062016570,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.