Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo Gonçalves da-
dc.date.accessioned2021-08-23T17:22:43Z-
dc.date.available2021-01-05-
dc.date.available2021-08-23T17:22:43Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20888-
dc.description.abstractThe present work focuses on the analysis of the process of social perception and class identity differences in the film Eles voltam (2012) directed by Marcelo Lordello, which develops from the encounter between the protagonist-child of privileged social origin with others. characters from popular classes like MST (Landless Workers‘ Movement). To this end, the research seeks to trace through narrative and stylistic analysis how the upper middle class identity crisis and social perception are aesthetically represented in the filmic form of Eles voltam. Thus, the objective of this dissertation is to show the potential of contemporary audiovisual production for social struggles, also proposing a critical reflection around the forms of representation of class identities in Brazil present and strategies to advance beyond stereotypical images.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-08-23T14:32:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-23T17:22:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T17:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectClasse médiapt_BR
dc.subjectEstética do banalpt_BR
dc.subjectEles voltampt_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectMiddle classpt_BR
dc.subjectBanal aestheticspt_BR
dc.titleIdentidade e estética do banal como processo de percepção da desigualdade de classe social no filme eles voltampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553849031156374pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco a análise do processo de percepção da desigualdade de classe social no filme Eles voltam (dir. Marcelo Lordello, 2012). O enredo se desenvolve a partir do encontro entre a protagonista-infantil, de origem social privilegiada, com outros personagens oriundos de classes populares, como acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como metodologia, articulamos os princípios da análise estilística de David Bordwell (2008; 2013), com vistas a tecer reflexões sobre como a crise de identidade de classe média e a percepção da desigualdade de classe social são esteticamente representados na forma fílmica de Eles voltam. Assim, esta dissertação procura abordar a potencialidade da produção audiovisual contemporânea para as lutas sociais, propondo ainda uma reflexão crítica em torno das formas de representação das identidades de classe no Brasil presente e das estratégias para avançar para além das imagens estereotipadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons