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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Leonardo Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T17:22:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05 | - |
dc.date.available | 2021-08-23T17:22:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20888 | - |
dc.description.abstract | The present work focuses on the analysis of the process of social perception and class identity differences in the film Eles voltam (2012) directed by Marcelo Lordello, which develops from the encounter between the protagonist-child of privileged social origin with others. characters from popular classes like MST (Landless Workers‘ Movement). To this end, the research seeks to trace through narrative and stylistic analysis how the upper middle class identity crisis and social perception are aesthetically represented in the filmic form of Eles voltam. Thus, the objective of this dissertation is to show the potential of contemporary audiovisual production for social struggles, also proposing a critical reflection around the forms of representation of class identities in Brazil present and strategies to advance beyond stereotypical images. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-08-23T14:32:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-23T17:22:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-23T17:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoGonçalvesDaSilva_Dissert.pdf: 2369545 bytes, checksum: 48320e563887b5b2c186a40c36c7d810 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Classe média | pt_BR |
dc.subject | Estética do banal | pt_BR |
dc.subject | Eles voltam | pt_BR |
dc.subject | Cultural identity | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | pt_BR |
dc.subject | Middle class | pt_BR |
dc.subject | Banal aesthetics | pt_BR |
dc.title | Identidade e estética do banal como processo de percepção da desigualdade de classe social no filme eles voltam | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcel Vieira Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0442686312707756 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6553849031156374 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco a análise do processo de percepção da desigualdade de classe social no filme Eles voltam (dir. Marcelo Lordello, 2012). O enredo se desenvolve a partir do encontro entre a protagonista-infantil, de origem social privilegiada, com outros personagens oriundos de classes populares, como acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como metodologia, articulamos os princípios da análise estilística de David Bordwell (2008; 2013), com vistas a tecer reflexões sobre como a crise de identidade de classe média e a percepção da desigualdade de classe social são esteticamente representados na forma fílmica de Eles voltam. Assim, esta dissertação procura abordar a potencialidade da produção audiovisual contemporânea para as lutas sociais, propondo ainda uma reflexão crítica em torno das formas de representação das identidades de classe no Brasil presente e das estratégias para avançar para além das imagens estereotipadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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