Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20894
Tipo: TCC
Título: A avaliação da aprendizagem no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba: uma análise a partir da perspectiva docente e discente
Autor(es): Silva, Flávio Vieira Carvalho da
Primeiro Orientador: Camarotti, Maria de Fátima
Primeiro Coorientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um processo complexo e dinâmico presente no cenário pedagógico de diversas etapas da educação. A prática de determinada ação e as concepções acerca da mesma estão arraigadas a uma série de fatores. Pesquisas sobre essa temática já vem sendo debatida dentro do contexto da educação superior revelando que práticas tradicionais pouco mudaram ao longo do tempo. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como é concebido o processo de avaliação da aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba e caracteriza-se como um estudo de caso que tem como abordagem a pesquisa quali-quantitativa. Os dados foram coletados através de questionários junto ao público-alvo que são docentes e discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa e dos documentos oficiais relacionados ao curso. A análise e intepretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os documentos apontam para uma perspectiva generalista e burocrática da avaliação da aprendizagem, com diferentes concepções presentes nos planos de curso. Tanto os docentes quanto discentes associam o tema em uma concepção distinta, sendo tanto tradicional e classificatória, como formativa e contínua. Observou-se as utilizações de diversos instrumentos avaliativos e a permanência de prova entre os principais. O uso de critérios e feedback foi indicado na prática de alguns docentes, porém, nem sempre, utilizados de forma eficaz. A participação dos discentes em alguns componentes curriculares e em projetos de iniciação a docência indicam impulsionar sua preparação para executar a avaliação da aprendizagem. Desse modo, a avaliação da aprendizagem tem sido concebida no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas mediada por diversas visões e práticas distintas, nas quais ainda se perduram a avaliação sendo exercida apenas pela lógica tradicional, na qual se conservam elementos de uma ação de verificação da aprendizagem, através de momentos estanques que ocorrem pela aplicação de exames. Todavia, ainda há indícios de resistência a essa ação que puderam ser registados através das repostas apreendidas juntos ao público-alvo da pesquisa, indicando concepções que fomentam o desenvolvimento de uma ação que colabora para a aprendizagem como processo de construção contínuo. Diante deste cenário, a pesquisa contribui na promoção do conhecimento sobre a condição pedagógica a qual a avaliação da aprendizagem está alicerçada, elucidando o seu papel, função e impacto nas aprendzagens e formação dos futuros professores de Ciências e Biologia.
Abstract: The learning evaluation is a complex and dynamic process that is present in the pedagogical scenery in a lot of different education steps. The practice of determined action and their conceptions are tied in a series of factors. Researches about this theme has already been debated inside the university context revealing that traditional practices didn’t change during the time. This research has the main goal to understand how the learning evaluation is imagined in the degree in Biological Science course in the Universidade Federal da Paraíba and it is categorized as study of case that has as approach the quali-quantitative research. The data were collected through a questionnaire along with de main-public that are professors and students of the degree in Biological Science in the Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa and the official related documents. The data analysis and interpretation were performed trough the contents analysis. The resalts show that the documents point out to a generalist and bureaucratic perspective of the learning evaluation with a lot of conceptions being in the course plans. Both professors and students associate the theme in a distinct conception, being such traditional and qualifying as formative and continuous. Noticed that he uses of diverse assessment mechanisms and the permanence of tests among the main. The use of parameter and feedbacks were indicated in the practice of a few professors, although not always used in the effective way. The student’s participation in some curriculum components and teaching initiation projects indicate boost their preparation to execute the learning evaluation. In this way, the learning evaluation has been concept in the degree in Biological Science course mediated by a lot of distinct visions and practices which those the assessment still continues been practiced by the traditional logical that persist elements of an evaluation learning action trough interrupted moments that occur during the exam’s applications. Although, there are still evidences of resistance to that action that could be registered through the collected answers along with the main-public’s research, indicating conceptions that stimulate the development of an action that cooperate to the learning as a continuum construction process. In view of this scenario, the research contributes in the promotion of the knowledge about the pedagogical condition which the learning evaluation is established, elucidating its role, function and impact in the learnings and formation of the future Science and Biology professors.
Palavras-chave: Processos avaliativos de aprendizagem
Formação docente
Educação superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20894
Data do documento: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FVCS24082021.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.