Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Inajara dos Santos-
dc.date.accessioned2021-08-27T14:21:01Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T14:21:01Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20898-
dc.description.abstractThis work presents a proposal to study circles, their area and length, through the design and construction of mandalas. We present a theoretical grounding on these themes and report a didactic experience with students of the 7th grade in the Mathematics discipline of an elementary school located in the city of Bayeux - PB. First, we applied a questionnaire with the students to evaluate their previous knowledge about: point, line, plane, flat figures, symmetry and other related concepts. Subsequently, after exposing the necessary content, we focused on the exploration of geometric structures inscribed on the circumference with the generation of mandala models. There were individual and group activities, with mandala design and construction using crepe paper. The results show that this approach enriches the learning of geometry because it makes clear its relationship with everyday objects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-27T14:21:01Z No. of bitstreams: 1 MISL27082021.pdf: 4088807 bytes, checksum: 7ea1f8cbda22fd9924e57178d3fc78f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T14:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MISL27082021.pdf: 4088807 bytes, checksum: 7ea1f8cbda22fd9924e57178d3fc78f3 (MD5) Previous issue date: 2019-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectCírculospt_BR
dc.subjectMandalas - Ensino de matemáticapt_BR
dc.titleEstudo do círculo através da construção de mandalaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Elisandra de Fátima Gloss de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta para estudar círculos, sua área e comprimento, através do desenho e construção de mandalas. Apresentamos uma fundamentação teórica sobre estes temas e posteriormente relatamos uma experiência didática com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental II na disciplina de Matemática de uma escola pública, localizada na cidade de Bayeux - PB. Primeiramente foi aplicado um questionário com os estudantes para avaliar os prévios conhecimentos sobre: ponto, reta, plano, figuras planas, simetria além de outros conceitos relacionados. Posteriormente, após exposição do conteúdo necessário, focou-se então na exploração de estruturas geométricas inscritas na circunferência com a geração de modelos de mandala. Houve atividades individuais e em grupos, com o desenho de mandalas e construção das mesmas utilizando-se papel crepom na formação dos círculos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MISL27082021.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.