Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Anna Luiza de Almeida-
dc.date.accessioned2021-08-27T16:36:58Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-08-27T16:36:58Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20902-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-27T16:36:58Z No. of bitstreams: 1 ALAN27082021.pdf: 349707 bytes, checksum: c8d9c311d8fc363d99114f945a41bef5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T16:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALAN27082021.pdf: 349707 bytes, checksum: c8d9c311d8fc363d99114f945a41bef5 (MD5) Previous issue date: 2021-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectAdaptação estratégicapt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.titleAdaptações estratégicas em cenários de crise: um estudo em Cabedelo-PB com micro e pequenas empresas na pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Firmino, Thaís Teles-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar as adaptações realizadas por estas MPEs para enfrentar a crise, localizadas na cidade de Cabedelo-PB, diante da crise ocasionada pela COVID-19, em particular devido ao fechamento do comércio por um certo período em função das medidas de distanciamento social. A pandemia da COVID-19 impactou a sociedade de diversas maneiras, atingindo principalmente a saúde e economia do mundo. No Brasil, esse impacto foi sentido fortemente pelas empresas de micro e pequeno porte (MPE). Dentro desse contexto, realizou-se uma entrevista semiestruturada com gestores de três MPEs da cidade de Cabedelo-PB.Para interpretação dosdados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Assim, percebeu-se que as empresas entrevistadas não estavam preparadas para enfrentar as dificultadasimpostas pela COVID-19 e os efeitos negativos que poderia afetar seus negócios, sem terem estratégias para este enfrentamento. Destaca-se como adaptação para amenizar os efeitos negativos a reorganização do horário de trabalho do quadro de funcionários, férias coletivas para boa parte da equipe e a utilização de redes sociais como um canal de vendas e contato com o cliente. Concluiu-se ainda que há uma forte necessidade de planejamento estratégico nas empresas pesquisadas, auxiliando-as na tomada de decisão, em particular deste momento de crise sanitária e econômica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALAN27082021.pdf341,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.