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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20915
Tipo: TCC
Título: Análise das expectativas dos consumidores de companhias aéreas brasileiras durante a pandemia de Covid-19 através da aplicação das ferramentas SERVQUAL e análise fatorial
Autor(es): Pereira, Felipe Araujo
Primeiro Orientador: Albertins, Pamela Adelino Ramos
Resumo: Entender o comportamento do consumidor é um fator crucial na hora de oferecer um produto ou serviço. No que diz respeito ao serviço, é importante que a empresa esteja engajada em entender e prover todos os elementos que o cliente considere como relevante para decidir qual serviço consumir e julgar a qualidade deste. Nesse sentido, o setor de transporte aéreo é importante elo de logística em todo o mundo, promovendo rapidez e segurança no transporte de cargas e passageiros, sendo de grande importância no desenvolvimento econômico de qualquer país. O mercado brasileiro é dominado por três grandes empresas: Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas e LATAM Brasil, que representaram 96% da demanda de passageiros do país no ano de 2019. Porém, apesar de ser grande peça para desenvolvimento econômico e turístico do país, lida com a sensibilidade de fatores como geográficos, políticos e sanitários, como é o caso da pandemia provocada pela complicação do surto do novo coronavírus no ano de 2020. Por ser um serviço ligado diretamente ao turismo, este que sofreu impactos significativos com lockdown e fechamentos de estabelecimentos. Nesse sentido, as empresas aéreas precisaram se readaptar e promover o serviço de transporte mesmo em um momento de adversidade, como é o caso citado. Para isso, houve massivo investimento em sanitização e adaptação dos protocolos de atendimento, atendendo exigências dos órgãos reguladores sanitários e aeronáuticos. Esse estudo objetivou analisar as expectativas de qualidade sob ótica dos consumidores do serviço aéreo, baseando-se também nas mudanças de protocolo provocadas por tais fatores. A partir da ferramenta SERVQUAL em conjunto com análise fatorial, foi possível verificar que os consumidores esperam que o serviço aéreo seja feito de forma segura, garantindo a higienização e a comunicação efetiva com seu público. Esta pesquisa foi importante para entender como o consumidor do transporte aéreo no Brasil se comporta e espera das companhias aéreas no que diz respeito a um serviço de qualidade.
Abstract: Understanding consumer behavior is a crucial factor when offering a product or service. With regard to the service, it is important that the company is engaged in understanding and providing all the elements that the customer considers relevant to decide which service to consume and judge its quality. In this sense, the air transport sector is an important logistics link worldwide, promoting speed and security in the transportation of cargo and passengers, being of great importance in the economic development of any country. The Brazilian market is dominated by three large companies: Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas and LATAM Brasil, which accounted for 96% of the country's passenger demand in 2019. However, despite being a major player in the country's economic and tourist development, deals with the sensitivity of factors such as geographic, political and health, as is the case of the pandemic caused by the complication of the outbreak of the new coronavirus in 2020. As it is a service directly linked to tourism, it suffered significant impacts with lockdown and establishment closings. In this sense, airlines needed to readjust and promote the transport service even at a time of adversity, as in the case cited. For this, there was a massive investment in sanitation and adaptation of service protocols, meeting the requirements of the sanitary and aeronautical regulatory bodies. This study aimed to analyze the quality expectations from the perspective of air service consumers, also based on the protocol changes caused by such factors. From the SERVQUAL tool together with factor analysis, it was possible to verify that consumers expect the air service to be done in a safe way, ensuring hygiene and effective communication with their public. This research was important to understand how the consumer of air transport in Brazil behaves and expects from airlines with regard to quality service.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Transporte aéreo
SERVQUAL
Análise fatorial
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20915
Data do documento: 1-Jul-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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