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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20918
Tipo: | Tese |
Título: | Influência das tecnologias de informação e comunicação sobre a síndrome de Burnout em docentes de enfermagem |
Autor(es): | Amorim, Ericka Holmes |
Primeiro Orientador: | Nascimento, João Agnaldo do |
Segundo Orientador: | Santos, Sérgio Ribeiro dos |
Resumo: | Introdução: O ensino superior no Brasil e no mundo tem passado por diversas transformações tendo que se adequar as novas demandas que surgem no mercado. Na enfermagem, os docentes vêm sendo desafiados a lidar com novas formas de ensinar, baseadas no uso de tecnologias de informação e comunicação, demandando maior tempo e dedicação para o professor. Na maioria das vezes os docentes se deparam com salas de aula superlotadas, baixa remuneração salarial, conflitos interpessoais, fatos que contribuem para o adoecimento do trabalhador pela Síndrome de Burnout. O presente estudo sustenta a tese de que a ocorrência da Síndrome de Burnout está além das características já definidas, havendo a necessidade de se aprofundar nas novas relações de trabalho com o uso das tecnologias de informação e comunicação. Objetivo: investigar a influência das tecnologias de informação e comunicação sobre a Síndrome de Burnout em professores de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal e explicativo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados: questionário de dados sociodemográficos e profissionais, Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, Questionário de Fatores Preditores da Síndrome de Burnout, e, Questionário para uso das tecnologias da informação no trabalho docente. Como modelos de decisão foram utilizados: Wheight of Evidence ou Peso da Evidência, Análise de Classe Latente, Análise de Agrupamento, Árvore de Decisão e Alfa de Crombach. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do CCS/UFPB, tendo obtido o parecer aprovado, com CAAE nº 50611115.1.0000.5188. O estudo aconteceu em uma universidade pública e duas faculdades privadas, com 112 enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem. A Análise de Classe Latente e a Análise de Agrupamento identificaram um modelo composto por três classes: baixo risco, risco médio e alto risco. Resultados: Por meio da Análise de Classe Latente, 33 (29,5%) professores apresentam a SB. Através do Modelo do Peso da Evidência, constatou-se que a indolência é a dimensão com maior predição para a identificação da doença, seguida do desgaste psíquico. Como sintomas preditores de maior valor informativo foram detectados: fadiga generalizada, irritabilidade fácil, cefaleia, perda do desejo sexual, perda ou excesso de apetite. E dentre os quesitos relacionados as Tecnologias de Informação e Comunicação, constatou-se que o trabalho do professor se torna mais difícil quando se utiliza tecnologia. O modelo da árvore de decisão trouxe em linhas gerais que os docentes de enfermagem, com até 30 anos de idade, renda superior a 8 salários mínimos, que trabalham mais de 40 horas por semana, apresentam perda do desejo sexual, irritabilidade fácil e consideram que as tecnologias tornam o trabalho mais difícil, assim como ultrapassam sua carga horária de trabalho e apresentam a Síndrome de Burnout. Conclusão: observa-se alta prevalência da síndrome nos professores de enfermagem, os quais fazem uso de tecnologias de informação e comunicação. Estas tornam o trabalho do docente mais difícil, demorado, agregando maior comprometimento do profissional que por vezes encontra-se esgotado emocionalmente pelo seu trabalho, contribuindo dessa maneira para o seu adoecimento. |
Abstract: | Introduction: higher education in Brazil and in the world has gone through several transformations having to fit the new demands that arise in the market. In nursing, teachers have been challenged to deal with new ways of teaching, based on the use of information and communication technologies, demanding more time and dedication for the teacher. Most of the time teachers are faced with overcrowded classrooms, low rates of pay, interpersonal conflicts, facts that contribute to the worker's illness by burnout syndrome. This study supports the view that the occurrence of burnout syndrome is beyond already defined characteristics, with the need to delve into new working relationships with the use of information and communication technologies. Objective: to investigate the influence of information and communication technologies on Burnout Syndrome in nursing teachers. Methodology: it is an exploratory, descriptive, transversal and explanatory study, with a quantitative approach. It was used: questionnaire of sociodemographic and professional data, Questionnaire for the Assessment of Quemarse Syndrome by el Trabajo, Questionnaire of Predictive Factors of Burnout Syndrome, and Questionnaire for the use of information technologies in teaching work. The decision models used were: Wheight of Evidence or Weight of Evidence, Latent Class Analysis, Cluster Analysis, Decision Tree and Crombach's Alpha. This study was submitted to the Ethics and Research Committee of CCS / UFPB, having obtained the approved opinion, with CAAE nº 43914115.4.0000.5188. The study took place at a public university and two private colleges, with 112 nurse professors from the undergraduate nursing course. Latent Class Analysis and Cluster Analysis identified a model composed of three classes: low risk, medium risk and high risk. Results: through Latent Class Analysis, 33 (29.5%) teachers present Burnout Syndrome. Through the Weight of Evidence Model, it was found that indolence is the dimension with the highest prediction for the identification of the disease, followed by psychological wear and tear. As predictive symptoms of greater informative value were detected: generalized fatigue, easy irritability, and headache, loss of sexual desire, loss or excess of appetite. In addition, among the issues related to Information and Communication Technologies, it was found that the teacher's work becomes more difficult when using technology. The model of the decision tree brought in general lines that nursing professors, up to 30 years of age, income above 8 minimum wages, who work more than 40 hours a week, present loss of sexual desire, easy irritability and consider that technologies make work more difficult, as well as overcoming your workload and presenting Burnout Syndrome. Conclusion: there is a high prevalence of the syndrome in nursing teachers, who make use of information and communication technologies. These make the work of the teacher more difficult, time consuming, adding greater commitment from the professional who is sometimes emotionally exhausted by his work, thus contributing to his illness. |
Palavras-chave: | Esgotamento profissional Tecnologia da informação Educação em enfermagem Doenças profissionais Educação superior Síndrome de burnout Burnout professional Information technology Education nursing Occupational diseases Education higher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas e da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20918 |
Data do documento: | 20-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
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