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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20924
Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização científica através do desenvolvimento de pesquisas sobre a biodiversidade regional em uma escola de ensino médio em tempo integral
Autor(es): Brito, Ana Maria Alves de
Primeiro Orientador: Souza, Sarah Maria Athiê de
Resumo: A alfabetização científica pressupõe uma problematização crítica dos conhecimentos, sejam eles científicos ou não. Visa estimular a capacidade de interpretação de fenômenos ao mesmo tempo em que habilita o aluno quanto à aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas e tomada de decisão. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver a capacidade de leitura crítica e a autonomia, para que pudessem desenvolver as ferramentas necessárias na escola, capazes de serem levadas a espaços de ensino não formais, estimulando a interação consciente e reflexiva na sua comunidade. Para a condução da pesquisa foram aplicadas metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos e pesquisas que versaram sobre conteúdos associados à biodiversidade regional. Essa temática foi eleita considerando a relevância do assunto na formação da identidade cultural dos alunos e a possibilidade de explorar o conhecimento prévio, para promover a alfabetização cientifica, o que levou a uma aprendizagem significativa. A condução da pesquisa coincidiu com o período da disciplina eletiva de Iniciação Científica e teve duração de seis meses. Durante esse período, foram executadas três fases da pesquisa: planejamento, processo e produtos. A fase de planejamento consistiu no desenvolvimento de atividades na forma de oficinas que estimularam a reflexão crítica e a autonomia dos alunos sobre a diversidade e classificação dos seres vivos. Na fase de processo, foram realizadas as atividades de redação de projetos, coleta e análise de dados e redação de trabalhos; e, na fase do produto, blogs, quadrinhos, panfletos e uma oficina de fósseis foram desenvolvidos por alunos e aplicados em todas as turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Essas ações demonstraram a capacidade dos alunos de colocar em prática os conceitos visualizados em sala de aula em benefício próprio e da comunidade. Como resultado, a alfabetização científica foi expressa pelos alunos ao demonstrarem sua capacidade de entender a linguagem da ciência com criticidade e autonomia no decorrer da realização de pesquisas sobre biodiversidade regional. Essa habilidade foi avaliada e mensurada por meio de comparação entre as informações coletadas em questionários e grupos focais, realizados no início e no final da pesquisa. Foram utilizados como parâmetros de alfabetização científica, eixos e indicadores disponíveis em Sasseron (2008). Foram alcançados os objetivos iniciais de alfabetização científica por meio do estudo da biodiversidade regional, percebidos ao comparar os resultados coletados no início da pesquisa com os resultados coletados no final da pesquisa. As atividades investigativas aplicadas nessa pesquisa foram registradas em um manual de práticas pedagógicas, onde as experiências podem ajudar professores a ministrar aulas investigativas com recursos regionais, promovendo a alfabetização científica. E a partir dessa experiência, novas atividades de alfabetização científica em salas de aula do Ensino Médio, possam ser desenvolvidas por meio do uso de metodologias ativas, investigativas e de pesquisa.
Abstract: Scientific literacy presupposes a critical questioning of knowledge, whether scientific or not. Seeking to stimulate the ability to interpret phenomena while enabling the student to apply knowledge in problem solving and decision making. In this sense, the purpose of the present work was to develop the capacity for critical reading and autonomy, so that students could develop the necessary tools at school, capable of being taken to non-formal teaching spaces, stimulating conscious and reflective interaction in their community. For conducting the research, active methodologies were applied and the development of projects and research that dealt with contents associated with regional biodiversity. This theme was chosen considering the relevance of the subject in the formation of students' cultural identity and the possibility of exploring prior knowledge, to promote scientific literacy, which led to significant learning. The conduct of the research coincided with the period of the Scientific Initiation elective course and lasted for six months. During this period, three phases of the research were carried out: planning, process and products. The planning phase consisted of developing activities that stimulate students' reflection and autonomy on the diversity and classification of living beings. In the process phase, project writing activities, data collection and analysis and work writing were carried out; and, in the product phase, blogs, comics, pamphlets and a fossil workshop were developed by students and applied to all classes in the first year of high school. These actions demonstrated the students' ability to put into practice the concepts visualized in the classroom for their own benefit and that of the community. As a result, scientific literacy was expressed by students when they demonstrated their ability to understand the language of science with criticality and autonomy in the course of conducting research on regional biodiversity. This ability was assessed and measured by comparing the information collected in questionnaires and focus groups, carried out at the beginning and at the end of the research. it was used as parameters of scientific literacy, axes and indicators available in Sasseron (2008). Therefore, the initial objectives of scientific literacy were achieved through the study of regional biodiversity, perceived when comparing the results collected at the beginning of the research with the results collected at the end of the research. The investigative activities applied in this research were recorded in a manual of pedagogical practices, where the experiences can help teachers to teach investigative classes with regional resources, promoting scientific literacy. And from this experience, new scientific literacy activities in high school classrooms can be developed through the use of active, investigative and research methodologies.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Eletiva
Metodologias ativas
Pesquisa
Protagonismo
Active methodologies
Protagonism
Scientific
Elective literacy
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CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Natureza
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20924
Data do documento: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

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