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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20934
Tipo: | Tese |
Título: | Autoeficácia, apoio social, percepção do ambiente e atividade física de adolescentes: uma análise longitudinal |
Autor(es): | Cabral, Luciana Gatto de Azevedo |
Primeiro Orientador: | Farias Junior, José Cazuza de |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar de forma longitudinal as associações da autoeficácia, do apoio social e do ambiente com a atividade física de adolescentes de João Pessoa (PB), bem como verificar o efeito moderador do sexo e idade nestas associações. Este é um estudo observacional longitudinal, com dados do “Estudo Longitudinal sobre Comportamento Sedentário, Hábitos Alimentares, Atividade Física e Saúde de Adolescentes” (LONCAAFS). A amostra foi composta por adolescentes de 10 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no sexto ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino do município de João Pessoa (PB) no ano de 2014, e que foram acompanhados nos anos de 2015, 2016 e 2017. A coleta de dados foi realizada nas escolas no horário regular de aula. Um questionário em forma de entrevista face a face e medidas antropométricas (peso e estatura) foram realizados por equipe treinada, seguindo protocolo padronizado. As variáveis consideradas na caracterização da amostra e para os ajustes foram sexo, idade, cor da pele, classe econômica, tempo de residência no bairro e estado nutricional. As variáveis autoeficácia, apoio social e ambiente foram mensuradas por escalas de 4, 15 e 15 itens, respectivamente. A atividade física foi mensurada pelo Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA). Os dados foram duplamente digitados no EpiData 3.1, com checagem de consistência e amplitude. Equações de estimativas generalizadas foram utilizadas para comparar os valores médios dos escores de cada uma das variáveis ao longo dos quatro anos do estudo e testar as associações (individuais e sinérgicas) entre autoeficácia, apoio social do pai, mãe e amigos, percepção do ambiente e atividade física dos adolescentes. Os escores médios de autoeficácia (β=0,005; p<0,001), percepção de disponibilidade de locais para a prática (β=0,138; p<0,001), segurança no trânsito (β=0,103; p<0,001) e segurança social (β=0,161; p<0,001) apresentaram tendência linear de aumento. Os escores médios de apoio social do pai (β=-0,548; p<0,001), da mãe (β=-0,513; p<0,001), de amigos (β=-0,282; p<0,001) e de prática de atividades físicas (β=-60,3; p<0,001) apresentaram declínio. O apoio social apresentou associação positiva com a atividade física dos adolescentes tanto individualmente (pai β=24,88; p<0,001, mãe β=21,63; p<0,001 e amigos β=20,41; p<0,001) quanto de forma sinérgica (β=36,17; p<0,001). A autoeficácia se associou de forma negativa (β=-34,16; p<0,001). Individualmente, os itens de percepção do ambiente não foram associados com a atividade física dos adolescentes, mas, quando combinados, foi encontrada uma associação negativa (β=-3,68; p<0,001). O escore global da autoeficácia, apoio social e percepção do ambiente se associou positivamente com a atividade física dos adolescentes (β=161,56; p<0,001). |
Abstract: | The aim of this study was to analyze longitudinal associations of self-efficacy, social
support and the environment with physical activity of adolescents from João Pessoa
(PB) and to verify moderating effect of sex and age on its associations. This is a
longitudinal observational study and will analyze data from the “Longitudinal Study on
Sedentary Behavior, Eating Habits, Physical Activity and Adolescent Health” -
LONCAAFS. The sample was composed of adolescents from 10 to 14 years of age,
of both sexes, enrolled in the sixth year of elementary school in the municipal and
state schools of the city of João Pessoa (PB) in 2014 and who were followed up in
2015, 2016 and 2017. Data collection was carried out at school during regular class
hours. A face-to-face questionnaire and anthropometric measures (weight and
height) was conducted by a trained team following a standardized protocol. The
following variables were considered for characterization of the sample and
adjustments: sex, age, skin color, economic class, length of residence in the
neighborhood and nutritional status. The variables self-efficacy, social support and
environment were measured using scales of 4, 15 and 15 items, respectively.
Physical activity was measured using the QAFA questionnaire - Physical Activity
Questionnaire for Adolescents. Data were entered twice in EpiData 3.1 and checked
for consistency and amplitude. Generalized Estimation Equations were used to
compare the mean scores of each of the variables over the four years of the study
and to test the associations (individually and synergistically) between self-efficacy,
social support from father, mother and friends, the perception of the environment and
physical activity of adolescents. The average scores for self-efficacy (β = 0.005; p
<0.001), perception of availability of places to practice (β = 0.138; p <0.001), traffic
safety (β = 0.103; p <0.001) and safety (β = 0.161; p <0.001) showed a linear upward
trend. The average scores of social support from father (β = -0.548; p <0.001),
mother (β = -0.513; p <0.001), friends (β = -0.282; p <0.001) and the practice of
physical activities (β = -60.3; p <0.001) showed a decline. Social support was
positively associated with the physical activity of adolescents both individually (father
β = 24.88; p <0.001, mother β = 21.63; p <0.001 and friends β = 20.41; p <0.001),
and synergistically (β = 36.17; p <0.001). Self-efficacy was negatively associated (β =
-34.16; p <0.001) and the items of perception of the environment were not associated
with the physical activity of the adolescents individually. Individually, the items of
perception of the environment were not associated with the physical activity of the
adolescents, but when combined, a negative association was found (β = -3.68; p
<0.001). The global score of self-efficacy, social support and perception of the
environment was positively associated with the physical activity of adolescents (β =
161.56; p <0.001). El objetivo de este trabajo fue analizar de manera longitudinal las asociaciones de autoeficacia, apoyo social y medio ambiente con la actividad física de los adolescentes de João Pessoa (PB), así como verificar el efecto moderador del sexo y la edad en estas asociaciones. Se trata de un estudio observacional longitudinal con datos del “Estudio Longitudinal sobre Conducta Sedentaria, Hábitos Alimenticios, Actividad Física y Salud del Adolescente” - LONCAAFS. Se incluyeron adolescentes de 10 a 14 años, de ambos sexos, matriculados en el sexto año de educación primaria en las escuelas municipales y estatales del municipio de João Pessoa (PB) en 2014 y que fueron seguidos en años 2015, 2016 y 2017. La recolección de datos se realizó en las escuelas durante el horario regular de clases. Un equipo capacitado aplicó un cuestionario en forma de entrevista presencial y realizó mediciones antropométricas (peso y altura) siguiendo un protocolo estandarizado. Las variables consideradas en la caracterización de la muestra y para los ajustes fueron: sexo, edad, color de piel, clase económica, tiempo de residencia en el barrio y estado nutricional. Las variables autoeficacia, apoyo social y medio ambiente se midieron mediante escalas de 4, 15 y 15 ítems, respectivamente. La actividad física se midió mediante el cuestionario QAFA - Cuestionario de actividad física para adolescentes. Los datos se ingresaron dos veces en EpiData 3.1, con una verificación de consistencia y amplitud. Se utilizaron ecuaciones de estimación generalizadas para comparar los valores medios de los escores de cada una de las variables durante los cuatro años del estudio y probar las asociaciones (individuales y sinérgicas) entre la autoeficacia, el apoyo social del padre, de la madre y de los amigos, la percepción del medio ambiente y actividad física de los adolescentes. Los escores promedio de autoeficacia (β = 0.005; p <0.001), percepción de disponibilidad de lugares para practicar (β = 0.138; p <0.001), seguridad vial (β = 0.103; p <0.001) y seguridad pública (β = 0.161; p <0.001) mostró una tendencia lineal al alza. Los puntajes promedio de autoeficacia (β = 0.005; p <0.001), percepción de disponibilidad de lugares para practicar (β = 0.138; p <0.001), seguridad vial (β = 0.103; p <0.001) y seguridad social (β = 0.161; p <0.001) mostró una tendencia linear de incremento. Los valores medios de apoyo social del padre (β = -0,548; p <0,001), madre (β = -0,513; p <0,001), amigos (β = -0,282; p <0,001) y la práctica de actividades físicas (β = -60,3; p <0,001) disminuyeron. El apoyo social mostró asociación positiva con la actividad física de los adolescentes tanto de manera individual (padre β = 24,88; p <0,001, madre β = 21,63; p <0,001 y amigos β = 20,41; p <0,001), cuanto sinérgicamente (β = 36,17; p <0,001). La autoeficacia se asoció negativamente (β = -34,16; p <0,001). Individualmente, los ítems de percepción del entorno no se asociaron con la actividad física de los adolescentes, pero al combinarlos se encontró una asociación negativa (β = -3,68; p <0,001). La puntuación global de autoeficacia, apoyo social y percepción del entorno se asoció positivamente con la actividad física entre los adolescentes (β = 161,56; p <0,001). |
Palavras-chave: | Atividade física Adolescente Autoeficácia Apoio social Meio ambiente Physical activity Adolescent Self-efficacy Social support and Environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Programa: | Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20934 |
Data do documento: | 16-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
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