Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20965
Tipo: Dissertação
Título: A formação geográfica dos estudantes no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Santana, Anderson Santos de
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Resumo: O objeto de nossa investigação foi o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a modalidade do Magistério em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Normais e em outras áreas que tenham conhecimento pedagógico, na modalidade presencial e que esteja em atividade. A escolha dessa universidade se deu, porque ela é responsável por formar um maior número de Pedagogos do Estado da Paraíba. O que estudamos diz respeito à formação do futuro professor e não ao trabalho desenvolvido pelos pedagogos em sala de aula. É nesse contexto que analisamos a formação geográfica ofertada aos alunos em formação pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, visando compreender a concepção formativa junto a seus sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Visto que a sala de aula se configura para nós como um espaço em permanente construção e reconstrução, devido aos usos, funções, configurações e organizações que cumpre ao longo de um dia, mês ou ano, a entendemos como parte de nosso campo. Esse curso é a base para a formação de muitos docentes que atuam na Educação Básica, eles serão os responsáveis pela formação de um número importante de crianças e jovens na Paraíba e também em outros estados brasileiros. Diante da escolha da universidade e, partir dos currículos do Curso que estudamos, selecionamos uma disciplina como centro de nossas análises, por ser esta uma das que tem como objetivo desenvolver metodologias de ensino de Geografia, ser obrigatória e ofertada em todos os semestres. Sendo assim, para além dos nossos objetivos da pesquisa já apresentados, discutimos a interligação entre o conteúdo geográfico desenvolvido pela Geografia com a Pedagogia através dessa disciplina, e a percepção que os estudantes pedagogos têm sobre esses saberes geográficos e a sua importância para o ensino e nos seus processos de formação como professor.
Abstract: The object of our investigation was the Pedagogy Degree Course of the Federal University of Paraíba (UFPB) for the modality of the Magisterium in Early Childhood Education and Initial Grades of Elementary School, High School and Normal Courses and in other areas that have pedagogical knowledge, in the face-to-face modality and that is active. The choice of this university took place, because it is responsible for forming a greater number of Pedagogues in the State of Paraíba. What we study concerns the formation of the future teacher and not the work developed by the pedagogues in the classroom. It is in this context that we analyze the geographical training offered to students in training by the Degree course in Pedagogy, in the face-to-face modality, aiming to understand the formative conception with its subjects in the teaching-learning process. Since the classroom is configured for us as a space in permanent construction and reconstruction, due to the uses, functions, configurations and organizations that it fulfills over the course of a day, month or year, we understand it as part of our field. This course is the basis for the training of many teachers working in Basic Education, they will be responsible for the training of an important number of children and young people in Paraíba and also in other Brazilian states. Given the choice of the university and, starting from the curricula of the course we studied, we selected a discipline as the center of our analyses, because this is one that aims to develop geography teaching methodologies, be mandatory and offered in all semesters. Thus, in addition to our research objectives already presented, we discuss the interconnection between the geographic content developed by Geography and Pedagogy through this discipline, and the perception that pedagogue students have about these geographical knowledge and their importance for teaching and in their processes of training as a teacher.
Palavras-chave: Currículo
Ensino de Geografia
Formação de Professor
Neoliberalismo
Curriculum
Geography teaching
Teacher training
Neoliberalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20965
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndersonSantosDeSantana_Dissert.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons