Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20966
Tipo: | Tese |
Título: | Desenvolvimento e mobilização de capacidades gerenciais dinâmicas no Porto Digital |
Autor(es): | Oliveira, Gibson Meira |
Primeiro Orientador: | Silva, Anielson Barbosa da |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar como o Núcleo de Gestão do Porto Digital colabora com o desenvolvimento e a mobilização das Capacidades Gerenciais Dinâmicas (CGD). De maneira específica, buscou-se compreender como as pesquisas tratam o papel do gerente nas abordagens teóricas relacionadas às Capacidades Gerenciais (CD), por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL); caracterizar os elementos constitutivos dos atributos das CDG no Núcleo de Gestão do Porto Digital; identificar os mecanismos de Aprendizagem Interorganizacional vinculados às CGD no cluster tecnológico do Recife/PE; e compreender o papel do Núcleo de Gestão na governança do Porto Digital como mediador das relações com empresas, governo e universidade. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) e um estudo de caso qualitativo e exploratório como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 11 gerentes, supervisores, diretores e conselheiros do Núcleo de Gestão, utilizando-se de roteiros semiestruturados, como também por meio da análise de documentos institucionais. A análise deu-se com base na categorização de dados e no agrupamento e classificação de acordo com as dimensões e as categorias previamente estruturadas. Por meio da RSL, constatou-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas empíricas que abordem conjuntamente os atributos das CGD, assim como a ausência de estudos do construto em ambientes de cluster. O estudo possibilitou caracterizar os elementos constitutivos dos atributos da CGD e quais aspectos os influenciam, além de identificar mecanismos de Aprendizagem Interorganizacional formais, relacionados aos atributos social, humano e cognitivo; e informais, não relacionados ao Capital Gerencial Humano. Evidenciou-se a importância da gestão do cluster na mobilização das CGD e na mediação das relações com empresas, governo e universidades. Por meio dos achados foi possível desenvolver um framework integrativo que revela os vínculos entre as CGD, a Aprendizagem Interorganizacional e a Governança em cluster, demonstrando como eles influenciam uns aos outros a partir de duas perspectivas: outside in e inside out. Conclui-se que o Núcleo de Gestão do Porto Digital desenvolve as CGD e elas são consolidadas por meio da Aprendizagem Interorganizacional. De igual forma, materializam-nas através das ações da governança do cluster no uso de recursos internos e externos e nas relações empresa-governouniversidade, alinhando-se ao modelo da Tríplice Hélice. As interações entre profissionais em ambiente informais, em encontros casuais e em projetos formais fortalecem o cluster e estimulam a colaboração entre empresas na busca de soluções ad hoc, apresentando-se como elementos proeminentes para a aprendizagem e a competitividade do Porto Digital. Futuros estudos podem compreender de maneira mais profunda o dia a dia dos profissionais que integram o Porto Digital, conhecer de maneira prática os mecanismos formais e informais de Aprendizagem Interorganizacional, observar quais deles exercem maior influência e como eles são desenvolvidos. |
Abstract: | This research aims to analyze how the Managing Board (Núcleo de Gestão, in Portuguese) of Porto Digital helps develop and mobilize Dynamic Managerial Capabilities (DMCs). More specifically, this study sought – through Systematic Literature Review (SLR) – to understand how researches address the role of the manager in theoretical approaches related to Managerial Capabilities (MC); to characterize the constituent elements of the DMC attributes in the Managing Board of Porto Digital; to identify the inter-organizational learning mechanisms bound to the DMC in the technological cluster in Recife/PE; and, to understand the role of the Managing Board in the governance of Porto Digital as a mediator in the relationship with companies, the government, and universities. To achieve the proposed objective, the research strategy adopted was to conduct a Systematic Literature Review (SLR), and a qualitative and exploratory case study. Data were collected from interviews with 11 managers, supervisors, directors and advisors of the Managing Board, by using semi-structured scripts, and from institutional documents analysis. For the analysis, the data were categorized, grouped, and classified according to the previously laid out dimensions and categories. The SLR evidenced both the need to develop empirical research to jointly address the DMC attributes, and the lack of studies on DMC in cluster environments. This study managed to characterize the constituent elements of the DMC attributes and the aspects that influence them; in addition, both formal Inter-organizational Learning mechanisms, related to social, human and cognitive attributes, and informal mechanisms, unrelated to Human Managerial Capital were identified. This study evidenced the importance of cluster management to mobilize the DMCs and to mediate the relationships with companies, the government, and universities. The findings led to developing an integrative framework that reveals the links among the DMCs, Inter-organizational Learning and cluster Governance, and demonstrates how they influence one another from two perspectives: outside in and inside out. The conclusion is that the Managing Board of Porto Digital develops the DMCs, which are consolidated through Inter-organizational learning. Moreover, they materialize through the cluster governance actions in the use of internal and external resources, and company-government-university relationships, in line with the Triple Helix model. The interactions between professionals in informal environments, casual meetings, and formal projects strengthen the cluster and stimulate collaboration among companies in search for ad hoc solutions; thus, such interactions present themselves as prominent elements for the learning and competitiveness of Porto Digital. Further studies can help to understand more deeply the daily routine of the professionals at Porto Digital; to know in a practical way the formal and informal mechanisms of Inter-organizational learning; and, to observe which of these mechanisms exert the greatest influence and how they are developed. |
Palavras-chave: | Capacidade gerencial dinâmica Aprendizagem interorganizacional Governança de cluster Dynamic managerial capability Inter-organizational learning Cluster governance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20966 |
Data do documento: | 25-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GibsonMeiraOliveira_Tese.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons