Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20984
Tipo: Dissertação
Título: InclusAÇÃO: provocações artístico-pedagógicas
Autor(es): Figueiredo, Lygia Maia Nobre de
Primeiro Orientador: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo a investigação da Performance como veículo para inclusão social através do Grupo de Teatro da Escola Estadual Professor Orlando Cavalcanti Gomes, constituído por educandos do Ensino Médio, no bairro do Cristo, na cidade de João Pessoa (PB). Por meio de processos artístico- pedagógicos, buscou-se trabalhar com os participantes (educandos) a relação entre ambiente escolar, ensino-aprendizagem e processos excludentes e inclusivos. Como artista- docente-deficiente, as problemáticas se iniciaram com as minhas vivências e processos sociais excludentes. A partir dessa análise, o Grupo sentiu-se motivado a pesquisar, identificar e analisar: legislações vigentes no país, teóricos que pudessem elucidar os âmbitos da exclusão e inclusão, em dimensões pedagógico-sociais. Desse modo, a proposição desta pesquisa-participante investiga a Performance como metodologia inclusiva do trabalho pedagógico, considerando-se o entendimento de Augusto Boal sobre o fato de a arte ser tanto um direito como uma obrigação, forma de conhecimento e gozo, constituindo-se enquanto dever de cidadania e arma de libertação. Nesse sentido, sua utilização no âmbito pedagógico traz uma potente possibilidade de empoderamento e oferece questionamentos acerca dos sistemas que excluem e incluem os diversos sujeitos. Além disso, quanto mais cedo o diálogo acontece, mais revolução haverá, logo, a ânsia por proposições dialógicas é imperiosa no contexto escolar. Utilizando-se das fundamentações teóricas da psicologia vygotskiana e do pensamento foucaultiano, relacionam-se embasamentos teóricos com a utilização da Performance como meio para diálogos/debates, construções de cenas acerca dos processos de exclusão/inclusão sociais que fortaleceram os questionamentos e as indagações a respeito da existência de uma inclusão por intermédio das Artes Cênicas. Dessa maneira, esta pesquisa propôs investigar o trabalho pedagógico em Performance, conforme as ideias de variados pensadores, entendendo a escola como um coletivo inteligente.
Abstract: The present research had as its object of study the investigation of performance as a vehicle for social inclusion through the Theater Group of the Orlando Cavalcanti Gomes State School, made up of high school students, in the Cristo neighborhood, in the city of João Pessoa (PB). Through artistic pedagogical processes, we sought to work with the participants (students) on the relationship between school environment, teaching-learning and exclusionary and inclusive processes. As an artist-teacherdisabled, the problems started with my experiences and social exclusionary processes. From this analysis, the Group felt motivated to research, identify, analyze: legislation in force in the country, theorists who could elucidate the areas of exclusion and inclusion, in pedagogical-social dimensions. Thus, the proposition of this participant research investigates performance as an inclusive methodology of pedagogical work, considering Augusto Boal's understanding of the fact that art is both a right and an obligation, a form of knowledge and enjoyment, constituting itself as a duty of citizenship and a weapon of liberation. In this sense, its use in the pedagogical scope brings a powerful possibility for empowerment and offers questions about the systems that exclude and include the various subjects. In addition, the sooner the dialogue takes place, the more revolution there will be, therefore, the urge for dialogical propositions is imperative in the school context. Using the theoretical foundations of Vygotskian psychology and Foucauldian thought, theoretical bases are related to the use of Performance as a means for dialogues / debates, construction of scenes about the processes of social exclusion / inclusion that strengthened the questions and inquiries to respect for the existence of inclusion through the Performing Arts. Thus, this research proposed to investigate the pedagogical work in Performance, according to the ideas of various thinkers, understanding the school as an intelligent collective.
Palavras-chave: Teatro
Exclusão e inclusão
Performance
Metodologias inclusivas
Theater
Exclusion and inclusion
Inclusive methodologies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20984
Data do documento: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LygiaMaiaNobreDeFigueiredo_Dissert.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons