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metadata.dc.type: TCC
Title: O uso de calculadora em sala de aula: um estudo de caso no interior da Paraíba.
metadata.dc.creator: Roque, Vanessa Lemos.
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa discute o uso da calculadora em sala de aula, tema muito pertinente e polêmico que exige ainda muita discussão no ambiente escolar. Pelo fato de existirem divergências quanto ao uso de calculadoras, especificamente, no Ensino Fundamental, este estudo tem o objetivo de evidenciar com que frequência se da (ou não) o uso da calculadora como estratégia didática no município de Itaporanga, Paraíba. Para isso elegemos uma sala de 6º da maior escola pública desta cidade no intuito de verificarmos indícios do uso deste instrumento e de como os estudantes e professores o percebem. Assim quanto à metodologia adotada tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso simples. Usamos como instrumento para aquisição de dados um questionário semiestruturado que foi aplicado no mês de outubro de 2011 com os estudantes do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Chagas Soares, com duração média de 90 minutos correspondente a duas aulas. A intenção inicial era a de observarmos como estudantes e professores percebiam este instrumento no ambiente escolar. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos nunca usou ferramentas como calculadora e computador nas aulas de matemática. Percebemos também uma grande dificuldade na utilização das teclas e função do instrumento por parte dos discentes. Acreditamos que este estudo sinaliza para a necessidade e discussões deste assunto no ambiente escolar de nossa região, bem como no âmbito de todo o Estado. Também, faz-se necessário políticas públicas dirigidas à formação de professores da rede estadual no intuito de aprender a cada dia para melhorarmos a qualidade de vida do cidadão paraibano.
Abstract: This research discusses the use of the calculator in the classroom, most pertinent and controversial topic that still requires a lot of discussion in the school environment. Because there are differences in the use of calculators, specifically in the Elementary School this study aims to show how often they give (or not) use the calculator as a teaching strategy in the municipality of Itaporanga, Paraiba. For this we chose a room 6 of the largest public school in this city in order to verify evidence of the use of this instrument and how students and teachers perceive. So on the methodology adopted for this was a qualitative research study type simple case. We use as a tool for data acquisition to a semi-structured questionnaire was applied in October 2011 with students from the 6th year of the State School State School of Chagas Smith Elementary School, with an average of 90 minutes corresponding to two classes. The original intention was to observe how students and teachers perceived this instrument in the school environment. The results indicated that most students never used tools such as calculators and computers in mathematics classes. We also see a great difficulty in the use of function keys and the instrument by the students. We believe that this study indicates the need for discussions of this subject in the school environment in our region, as well as within the entire state. Also it is necessary to public policies aimed at training teachers of the state in order to learn how to learn every day to improve the quality of life of citizens of Paraíba.
Keywords: Uso da calculadora
Estudo e ensino da matemática
Métodos matemáticos
Using the calculator
Study and teaching of mathematics
Mathematical methods
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21
Issue Date: 14-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática (EAD)

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