Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21004| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Variação, mudança linguística e português do Brasil na grammatica portugueza: curso superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934) |
| Autor(es): | Silva, Anderson Rany Cardoso da |
| Primeiro Orientador: | Vieira, Francisco Eduardo |
| Resumo: | Esta dissertação investiga, numa perspectiva historiográfica, a abordagem da variação linguística, da mudança linguística e do português do Brasil na Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934). Tecemos para esta pesquisa alguns objetivos específicos: i) investigar as concepções, explícitas ou subjacentes, de variação e mudança linguística presentes na fonte historiográfica selecionada; ii) apontar os posicionamentos do autor, favoráveis ou contrários, em relação aos temas linguísticos em estudo nesta dissertação; iii) identificar os fenômenos fonéticos/fonológicos, morfológicos e sintáticos que o autor utiliza para tratar a variação e a mudança linguística; iv) analisar os discursos sobre a figura intelectual de João Ribeiro, frutos da história da linguística brasileira, e sua relação com o português do Brasil, bem como identificar as concepções adotadas pelo gramático sobre essa variedade do português; v) examinar os movimentos de retórica vinculados à gramática de João Ribeiro, bem como identificar as influências recebidas pelo autor para a produção de sua obra. Para alcançar esses objetivos, a investigação busca respaldo teórico-metodológico na Historiografia da Linguística (SWIGGERS, 2004, 2013, 2014; KOERNER, 2014; ALTMAN, 2009, 2012). Essa disciplina descreve e explica o curso evolutivo do conhecimento linguístico. As preocupações da área não residem somente em apresentar a história, mas também em interpretá-la. Apoiamos nossas reflexões analíticas na categoria de análise camadas do conhecimento linguístico, proposta por Swiggers (2004), que possibilita investigar, em uma perspectiva dinâmica, o desenvolvimento dos estudos gramaticais. Nesse sentido, analisamos o contexto em que se insere a gramática (camada contextual), os conceitos gramaticais (camada teórica), a condução do trabalho gramaticográfico realizado pelo gramático (camada técnica) e o exemplário utilizado nas fontes (camada documental). Ao analisarmos a camada contextual da obra, identificamos que João Ribeiro se constituiu como uma figura múltipla pela força de sua intelectualidade nos anos finais do século 19 e anos iniciais do século 20, bem como pelo fato de ter se baseado em outros inúmeros textos e autores para a produção de sua gramática. Além disso, a análise dessa camada ainda nos deu espaço para entendermos que João Ribeiro se afasta da figura defensora do português do Brasil, conforme parece sinalizar, de um modo geral, a história da gramática no Brasil. Pelo contrário, nessa gramática, João Ribeiro se revela um gramático que reduz o português do Brasil a um conjunto de “brasileirismos” condenáveis. A partir da análise da camada teórica, percebemos que João Ribeiro conceitua inúmeros tipos de gramática (geral/universal, particular, histórica, comparativa e descritiva) e se filia ao método histórico-comparativo e, talvez por esse motivo, aborda por meio da interdição a variação linguística e por meio da aceitação a mudança linguística. Focalizando a camada técnica, observamos que, apesar de reconhecer a existência de um português do Brasil, João Ribeiro o trata, de fato, a partir de um juízo explícito de valor negativo. Por fim, com a análise da camada documental, concluímos que o gramático, além de utilizar exemplos criados por ele no trato da língua, faz uso de um aparato baseado na escrita literária pregressa, constituído de autores de literatura portuguesa pertencentes a diferentes momentos históricos do português. |
| Abstract: | This dissertation investigates, in a historiographical perspective, the approach to linguistic variation, linguistic change and Brazilian Portuguese in Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920 [1887]), by João Ribeiro (1860-1934). We weave for this research some specific objectives: i) to investigate the explicit or underlying conceptions of linguistic variation and change present in the selected historiographical source; ii) to point out the author's positions, favorable or contrary, in relation to the linguistic themes under study in this dissertation; iii) to identify the phonetic/phonological, morphological and syntactic phenomena that the author uses to treat linguistic variation and change; iv) to analyze the speeches about the intellectual figure of João Ribeiro, fruits of the history of brazilian linguistics, and his relationship with Brazilian Portuguese, as well as identify the conceptions adopted by the grammarian about this variety of Portuguese; v) to examine the rhetorical movements linked to João Ribeiro's grammar, as well as to identify the influences received by the author for the production of his work. To achieve these objectives, the research seeks theoretical and methodological support in the Historiography of Linguistics (SWIGGERS, 2004, 2013, 2014; KOERNER, 2014; ALTMAN, 2009, 2012). This discipline describes and explains the evolutionary course of linguistic knowledge. The concerns of the area do not reside only in presenting history, but also in interpreting it. We support our analytical reflections in the category of layer analysis of linguistic knowledge, proposed by Swiggers (2004), which makes it possible to investigate, from a dynamic perspective, the development of grammatical studies. In this sense, we analyze the context in which grammar is inserted (contextual layer), grammatical concepts (theoretical layer), the conduct of grammatical work carried out by the grammarian (technical layer) and the example used in the sources (documental layer). When we analyzed the contextual layer of the work, we identify that João Ribeiro was constituted as a multiple figure by the strength of his intellectuality in the late 19th century and early 20th century, as well as by the fact that he based himself on numerous other texts and authors for the production of his grammar. Moreover, the analysis of this layer still gave us space to understand that João Ribeiro moves away from the defending figure of the Portuguese of Brazil, as it seems to signalize, in a general way, the history of grammar in Brazil. On the contrary, in this grammar, João Ribeiro reveals himself to be a grammarian who reduces Brazilian Portuguese to a set of condemnable "Brazilianisms". From the analysis of the theoretical layer, we realize that João Ribeiro conceptualizes several types of grammar (general/universal, particular, historical, comparative and descriptive) and adheres to the historical-comparative method and, perhaps for this reason, approaches linguistic variation through interdiction and through acceptance of linguistic change. Focusing on the technical layer, we observe that, despite recognizing the existence of a Brazilian Portuguese, João Ribeiro in fact treats it from an explicit judgment of negative value. Finally, with the analysis of the documental layer, we conclude that the grammarian, besides using examples created by him in the treatment of the language, makes use of an apparatus based on previous literary writing, constituted of authors of Portuguese literature belonging to different historical moments of Portuguese. |
| Palavras-chave: | Historiografia da linguística Gramática escolar Português do Brasil Variação e mudança linguística Historiography of linguistics School grammar Brazilian portuguese Linguistic variation and change |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21004 |
| Data do documento: | 26-Fev-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AndersonRanyCardosoDaSilva_Dissert.pdf | 65,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
