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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21009
Tipo: Tese
Título: Perspectivas para uma formação culturalmente contextualizada de professores de música: problematizações, reflexões e propostas a partir da Licenciatura em Música da UFCG
Autor(es): Ferreira Filho, João Valter
Primeiro Orientador: Queiroz, Luís Ricardo Silva
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral compreender como têm se estabelecido as inter-relações entre a proposta de formação de professores da Licenciatura em Música da UFCG e o contexto cultural no qual o Curso se insere, verificando como essa realidade, articulada às percepções, conformações e proposições de seus sujeitos, pode subsidiar a formulação de perspectivas e propostas em direção a uma formação de professores de música culturalmente contextualizada. O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa, mas também se utilizou de instrumentos e procedimentos de coleta e analise de dados quantitativos. Realizada entre os anos de 2017 e 2020, a pesquisa contou com observação participante, sessões de grupos focais, aplicação de questionários, produção de memoriais e realização de entrevistas semiestruturadas junto a professores, ex-professores, alunos e egressos do curso. Os procedimentos de coleta e organização abrangeram seleção, categorização e análise da literatura, transcrição das entrevistas e dos debates dos grupos focais, análise do discurso e tabulação dos dados em gráficos, quadros e tabelas. Os pilares teóricos que sustentam a tese evidenciam a necessidade de pensar a formação de professores de música a partir de uma diversidade de perspectivas, considerando, entre outros aspectos, as singularidades, demandas e necessidades do contexto cultural de cada curso. O estudo mostrou que a LicMus/UFCG se insere em um contexto notadamente marcado pela musicalidade da cultura popular, pela presença expressiva de bandas de música e grupos de caráter religioso e por expressões diversas da música popular urbana. Todavia, os dados também mostraram que, apesar da diversidade musical característica desse cenário, a quantidade de espaços formais para a atuação docente em música na cidade e em seu entorno é bastante restrita, o que representa um desafio para a inserção profissional dos egressos do curso. A pesquisa explicitou, ainda, que, apesar de o PPC do curso formular seu perfil e objetivos fazendo referência a diálogos efetivos entre a formação de professores ali ofertada e o contexto cultural em que o curso se insere, a estrutura curricular apresentada pelo documento evidencia uma formação centrada nos padrões da música erudita de tradição europeia, que guarda pouca relação com o universo cultural local, regional e nacional. As visões de professores, alunos e egressos muitas vezes se conformam a essa tendência, mas, por outro lado, também apontam para a necessidade de que o Curso incorpore novas dimensões e caminhos de formação, sobretudo no que tange a uma maior inter-relação com as dimensões culturais que constituem o universo de alunos e professores na contemporaneidade. A partir de toda essa conjuntura evidenciada no decorrer da pesquisa, esta tese propõe alternativas em direção à implementação de uma formação de professores de música culturalmente contextualizada para a LicMus/UFCG, assumindo perspectivas como a integração entre os conhecimentos, a diversidade, a adesão a novos modos de aprendizagem, o engajamento com a música e o cenário profissional locais, o protagonismo de seus sujeitos e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social.
Abstract: This dissertation's primary goal is to understand how the Federal University of Campina Grande's Music Teacher Education Program proposal and the Program's cultural context have interacted themselves. This work also analyzes how this Program's reality might, from and articulated to the Program subjects' perceptions, conformations, and prepositions, subsidize proposals and perspectives toward a culturally responsive music teacher education in this undergraduate Program. The methodological approach is based on qualitative research, but procedures to collect and analyze quantitative data were also utilized. The study was conducted between 2017 and 2020 based on participant observation, focus group sessions, questionnaires application, memorials production, and semi-structured interviews with teachers, students, and former students from the Program. The data collection and organization procedures included: literature selection, categorization and analysis, interview transcriptions, focus groups debate transcriptions, discourse analysis, and data tabulation in graphs, charts, and tables. The theoretical pillars that support the dissertation show the need to think about the music teaches education process from a diversity of perspectives, considering, among other aspects, cultural context’s particularities, demands, and needs of each Program. The study has shown that the Music Teacher Education Program of UFCG is inserted in a context marked by popular culture's musicality, the expressive presence of music bands and religious groups, and different urban popular music expressions. However, the data also showed that, despite this scenario's musical diversity characteristic, the number of formal contexts for music teaching in the city and its surroundings is minimal. This feature represents a challenge for the professional insertion of the Program alumni. The research results also highlighted that the Educational Project address through its profile and objectives that the Program was expected to establish an effective dialogue between the teacher education process and the Program cultural context. However, the curricular structure presented in the document shows a classical-conservatory-training-based education process, which has little relation with the local, regional, and national cultural universe. On the one hand, the teacher, students, and alumni views often conform to this trend. However, they also point to the need for the Program to incorporate new dimensions and educational paths, especially concerning a more significant interrelationship with the cultural dimensions that make up students' and teachers' universe today. Based on all evidence from this research approach, this dissertation proposes alternatives to implementing a culturally responsive music teacher education for the Teacher Music Education Program of UFCG. This work concludes with perspectives such as the integration between knowledge, diversity, adherence to new modes of learning, engagement with music and the local professional scene, the protagonism of the Program subjects (students and professors), and commitment to ethics and social responsibility.
Palavras-chave: Formação de professores de música
Licenciatura em música
Formação culturalmente contextualizada
Educação musical na atualidade
Music teacher education
Music education program
Culturally responsive education
Music education nowadays
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21009
Data do documento: 5-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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