Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21039| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Manual de sequências didáticas: uma abordagem investigativa, dinâmica e contextualizada do ensino de biologia |
| Autor(es): | Teixeira Neto, Carlos Santos Pinon |
| Primeiro Orientador: | Persuhn, Darlene Camati |
| Resumo: | Com grandes evoluções tecnológicas, aumento no acesso a informações e rápido fluxo de dados, observa-se um baixo interesse dos estudantes acerca dos conteúdos relacionados às Ciências Naturais. Buscando desenvolver novas propostas metodológicas, é apresentado neste trabalho um manual de sequências didáticas, visando uma melhor aprendizagem dos conteúdos de Biologia no ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, contendo cinco sequências didáticas, que abordam, os temas de Bioquímica, Biologia celular, Histologia e Embriologia, utilizando metodologias ativas, estimulando o protagonismo do estudante e explorando o viés investigativo. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio AudioComunicação de João Pessoa, em duas turmas do ciclo V, com 15 estudantes na turma A e dez estudantes na turma B (controle), na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia seguiu a vertente qualitativa, no modelo da pesquisa-ação e quantitativa, onde a avaliação da eficácia da proposta foi feita através da análise de pré e pós-testes, dentre outras atividades realizadas em sala de aula. Nas atividades foram utilizados recursos didáticos diversificados, tais como: aulas experimentais, exibição de filmes, análise de rótulos e bulas, e textos de divulgação científica. Os dados obtidos através dos testes, assim como das observações em sala de aula, confirmaram as dificuldades que os estudantes apresentavam com relação aos conteúdos de Biologia. A prevalência de um modelo tradicional, que prestigia o ensino por memorização, dificulta a aprendizagem profunda e a contextualização dos temas trabalhados, tornando as aulas desinteressantes e sem sentido para os discentes. A partir da aplicação das aulas propostas no manual, os estudantes se depararam com uma nova realidade, onde foram estimulados a buscar a construção do conhecimento através do processo investigativo, assumindo o protagonismo das ações. Foi possível observar uma mudança na postura dos discentes, internalizando essa nova cultura, levando a resultados positivos no sentido da aprendizagem dos conteúdos trabalhados, e também, na melhora da capacidade argumentativa, de trabalhar de forma autônoma, de compreender e contextualizar os temas com o seu cotidiano, assim como na sistematização do conhecimento. Os resultados indicaram que, nas turmas A e B (controle), persistiram as dificuldades inerentes à expressão das ideias e conceitos na forma escrita. Quando comparadas as médias obtidas no pré-teste com as do pós- teste, constatou-se que, na turma A, onde foram aplicadas as metodologias propostas no Manual, houve um incremento de 118% na nota, chegando a uma média de 6,5 pontos, enquanto na turma B, o incremento foi de 50%, atingindo uma média de 4,4. Com isso, pode-se concluir que a proposta se apresentou eficiente e atendeu aos objetivos, no sentido de aproximar o conhecimento científico, dando significado prático a ele, propiciando melhora na aprendizagem dos estudantes, que passaram a assumir o protagonismo do processo, mostrando a relevância do percurso metodológico para a construção e ressignificação do conhecimento, respeitando e valorizando suas histórias e saberes. |
| Abstract: | Amid great technological evolution, a big increase in information access and a fast flux of data, a low interest by the students about Natural Sciences is noticed. Searching improvements in methodological proposals, it is proposed in this article to develop of a didactic sequences manual, aiming at a better learning of Biology contents in high school in the Young and Adults Education modality, containing five didactic sequences, that approach, the themes of Biochemistry, Cell Biology, Histology and Embryology, using active methodologies, stimulating the student's to the leading role and exploring the investigative bias. The activities were realized in the school “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Áudio Comunicação” from João Pessoa, in two classes from the fifth cicle, with 15 students in class “A” and tem stundents in class “B” class (control), in the Young and Adults Education modality. The methodology followed the qualitative aspect, inside the research-action model and quantitative aspect, where the effiency evaluation of the proposal was made through analyze of pre and post tests, among other activities realized inside the classroom. In the activities, diversified didactal ressources were used such as experimental classes, movies exibition, analyzes of labels and leaflets and scientific dissemination texts. The data that were obtained through the tests, along with the classroom observation confirmed the dificulties that the students demonstrated related to biology contends. The prevalence of a tradicional model that prestiges the teaching by memorizing, makes it harder to reach a deeper learning and the contextualization of the worked themes, making the presencial classes uninteresting and pointless for the students. Starting from the application of the classes proposed in the manual, the students came across with a new reality, where they were stimulated to look for the construction of knowledge through an investigative process, taking on the lead role of their actions. It was possible to watch a behavior changing by the students, internalizing this new culture, taking to positive results in the sense of learning of the worked content aspects, but also in the improvement of de argumentative ability, in the capacity of working autonomously, and comprehending and contextualizing the themes with their daily routine without mention their knowledge sistematization. The results indicate that, in the goups A and B (control), the dificulties had persisted inherent to the expression of ideas and concepts in the writen form. When compared to the abtained average in the pre and post test, it was verified that, in group A, where the manual metodologies were applied, there was an increase of 118% on the grades, reaching an average of 6,5 points, while in group B, the increase was of 50%, reaching an average of 4,4 points. With this, we can conclude that the proposal was efficient and supplied the proposed objectives, in the meaning of approaching the cientific knowledge, giving practical meaning to it, and providing an improvement with the students learning, which started to assume the lead role in the process, showing the relevance of the metodological path to the construction and re-meaning of knowledge, respecting and giving value to their histories and personal knowledges. |
| Palavras-chave: | Investigação Ensino contextualizado Protagonismo Educação de Jovens e Adultos Investigation Contextualized teaching Protagonism Youth and Adult Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Biologia Molecular |
| Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21039 |
| Data do documento: | 24-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CarlosSantosPinonTeixeiraNeto_Dissert.pdf | 5,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
