Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21041
Tipo: Dissertação
Título: O potencial de aulas práticas no ensino de temas da botânica: uma experimentação com feijão e milho
Autor(es): Mendonça, Emanoel Deodato de
Primeiro Orientador: Batista, Anabelle Camarotti de Lima
Resumo: Significar a aprendizagem da Biologia Vegetal é um desafio do ensino de Biologia. Vários autores trazem à luz a aversão relacionada ao ensino e aprendizado desse componente curricular, tanto no ensino superior, como no ensino básico. Isso é fruto do nosso distanciamento histórico com os ambientes naturais que trouxe, como consequência, nosso afastamento do conhecimento botânico. A utilização de aulas práticas apresenta grande potencial, tanto nos aproximando desse conhecimento, como auxiliando o processo de ensino e aprendizagem em conteúdo de botânica, além de proporcionar ao aluno um protagonismo através de metodologias ativas. A metodologia do projeto foi de cunho qualitativo, influenciada pela Pesquisa ação. Com o objetivo de significar a aprendizagem botânica foram aplicadas cinco aulas práticas com o total de 38 alunos, de duas turmas do segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Chagas, vinculada a rede pública da Paraíba. Os conteúdos discutidos foram: Sementes, Germinação, Raízes, Caules e Folhas. Para a coleta de dados foram aplicados questionários (testes), anotações realizadas pelos estudantes durante a realização das aulas práticas e a observação participante. Observou-se, após análise dos dados, a contribuição das aulas práticas na aprendizagem Botânica, além do seu potencial como metodologia ativa. Durante as intervenções, observou-se o protagonismo estudantil refletidos nas suas participações ativas durante a condução das aulas práticas. Na análise dos testes foi perceptível a progressão de conhecimento apreendido entre os alunos participantes. Os discentes avaliaram as atividades como positivas, indicando a influência da metodologia. As ações desenvolvidas e executadas durante as intervenções pedagógicas formataram o conteúdo de uma cartilha com proposta de aulas práticas, com base em metodologia ativa, compondo uma sequência didática, problematizadas de maneira a propor investigações no ensino de conteúdos em botânica. Esse material será disponibilizado pelo repositório online do PROFBIO - UFPB, para servir de aporte aos professores de Biologia.
Abstract: Signifying the learning of Plant Biology is a challenge in teaching Biology. Several authors bring to light the aversion related to teaching and learning this curricular component, both in higher education and in basic education. This is the result of our historical distance with the natural environments that, as a consequence, brought us away from botanical knowledge. The use of practical classes has great potential, both bringing us closer to this knowledge, as well as assisting the teaching and learning process in botanical content, in addition to providing the student with a leading role through active methodologies. The methodology of the project was of a qualitative nature, influenced by the Research Action. With the objective of signifying botanical learning, five practical classes were applied with a total of 38 students, from two classes of the second year of high school, from the State School of Elementary and High School Carlos Chagas, linked to the public network of Paraíba. The contents discussed were: Seeds, Germination, Roots, Stems and Leaves. For data collection, questionnaires were applied (tests), notes taken by students during the realization of practical classes and participant observation. After analyzing the data, the contribution of practical classes in botanical learning was observed, in addition to its potential as an active methodology. During the interventions, student leadership was observed, reflected in their active participation during the conduct of practical classes. In the analysis of the tests, the progression of knowledge learned among the participating students was noticeable. The students evaluated the activities as positive, indicating the influence of the methodology. The actions developed and executed during the pedagogical interventions formatted the content of a booklet with the proposal of practical classes, based on active methodology, composing a didactic sequence, problematized in order to propose investigations in the teaching of contents in botany. This material will be made available through the PROFBIO - UFPB online repository, to serve as a contribution to Biology teachers.
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Metodologias ativas
Protagonismo
Significação da aprendizagem
Botany teaching
Active methodologies
Protagonism
Meaning of learning.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21041
Data do documento: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmanoelDeodatoDeMendonça_Dissert.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons