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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21044
Tipo: | TCC |
Título: | Sexting e compartilhamento na percepção de adolescentes |
Autor(es): | Luna, Mylena Andryele Melo de |
Primeiro Orientador: | Santos, Anita Leocádia Pereira dos |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola pública localizada no município de Areia – PB, junto a uma amostra voluntária de 283 estudantes do Ensino Médio, dos turnos manhã e tarde da escola EEFM Carlota Barreira, com idades entre 14 e 20 anos, tendo como objetivo identificar a prática de sexting e as percepções sobre o compartilhamento indevido no grupo pesquisado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão Gênero e Sexualidade em Debate: Educação em Direitos, pelo Fim da Violência 2019. A revisão bibliográfica fundamentada por diversos autores como Willard (2011) e Wanzinack (2014) indica que se torna comum a troca de mensagens com conteúdo sexual e que a problemática do compartilhamento não autorizado do sexting atinge principalmente as mulheres, como a pornografia de vingança, demonstrando que as desigualdades de gênero e o machismo continuam presentes nas formas de relacionamentos interpessoais, inclusive nas expressões contemporâneas da sexualidade humana. Os dados foram coletados em setembro de 2019, por meio de questionários e da realização de oficinas pedagógicas, com a exibição do “Episódio cinco” da série Sex Education (2019) que aborda a problemática da divulgação de imagens íntimas de uma adolescente no ambiente escolar, seguida de debate. Os resultados dos questionários apontaram que 73.49% dos/das adolescentes voluntários/as na pesquisa, haviam tido contato com envio e/ou recebimento de mensagens com conteúdo sexual. A partir das oficinas pedagógicas os/as adolescentes avaliaram negativamente o compartilhamento não autorizado do sexting, e destacaram a importância da união entre adolescentes, especialmente entre as meninas, para o respeito à privacidade. Sendo possível concluir que se tratada com a responsabilidade devida pela escola, o/a adolescente estará mais preparado para compreender sua sexualidade e temas relacionados, diminuindo a propensão à prática do sexting e exposição de seus corpos e vidas privadas. |
Abstract: | This work presents the results of a field research carried out in a public school located in the municipality of Areia - PB, with a voluntary sample of 283 high school students, from the morning and afternoon shifts of the EEFM Carlota Barreira school, aged between 14 and 20 years, aiming to identify the practice of sexting and the perceptions about improper sharing in the researched group. This is a qualitative and exploratory study, developed within the scope of the Debate Gender and Sexuality Extension Project: Education in Rights, for the End of Violence 2019. The bibliographic review supported by several authors such as Willard (2011) and Wanzinack ( 2014) indicates that the exchange of messages with sexual content becomes common and that the problem of unauthorized sharing of sexting affects mainly women, such as revenge pornography, demonstrating that gender inequalities and machismo are still present in the forms of relationships interpersonal, including contemporary expressions of human sexuality. Data were collected in September 2019, through questionnaires and pedagogical workshops, with the exhibition of "Episode five" of the Sex Education series (2019) which addresses the issue of disclosing intimate images of an adolescent in the school environment, followed by debate. The results of the questionnaires showed that 73.49% of the volunteer adolescents in the research had had contact with sending and/or receiving messages with sexual content. From the pedagogical workshops, the adolescents negatively evaluated the unauthorized sharing of sexting, and highlighted the importance of unity among adolescents, especially among girls, to respect privacy. It is possible to conclude that if treated with due responsibility by the school, the adolescent will be better prepared to understand their sexuality and related issues, reducing the propensity to practice sexting and expose their bodies and private lives. |
Palavras-chave: | Escola Internet Pornografia de vingança |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21044 |
Data do documento: | 22-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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