Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carla Cíntia Dutra Monteiro da-
dc.date.accessioned2021-09-21T13:42:13Z-
dc.date.available2021-08-02-
dc.date.available2021-09-21T13:42:13Z-
dc.date.issued2021-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21051-
dc.description.abstractThis course conclusion work presents reflections from artistic and pedagogical experiences that relate to the perspective of those who dance in relation to urban spaces in João Pessoa. The dance considered here is improvisation as a form of artistic composition, which develops from a relational practice with the urban space. This investigation consisted of different stages of artistic, pedagogical and theoretical studies throughout graduation, carried out individually and in groups, which are presented as investigative methodological resources for this research. Ideas about the experience of dancing improvising in urban spaces were organized to understand how the dancer lets himself be affected by the encounter with the space during creation. Bibliographic studies and personal reports on improvisation in different situations of artistic experiments, on the urban space and on the concept of experience were used. An approximation is made between improvisation in dance and urban space with its characteristics of a space permeated with unpredictability that can affect and be affected in the relational construction of improvisation, placing it as an experience practice, in which whoever dances is completely involved. Thus, the experiences of dancing improvising in urban spaces are presented as a study of the relations of affectations and self-knowledge that are implied in the availability to understand and understand the relations with space in the act of dancing itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-09-21T13:42:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCDMS02082021.pdf: 4804349 bytes, checksum: 606de1fe04f9e36419583583324d32e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-21T13:42:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCDMS02082021.pdf: 4804349 bytes, checksum: 606de1fe04f9e36419583583324d32e3 (MD5) Previous issue date: 2021-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança.pt_BR
dc.subjectDança - Espaços urbanos - João Pessoa, PB.pt_BR
dc.subjectComposição.pt_BR
dc.subjectImprovisação.pt_BR
dc.titleSobre experiências de dançar improvisando em espaços urbanos de João Pessoa.pt_BR
dc.title.alternativeAbout experiences of dancing improvising in urban spaces in João Pessoa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Líria de Araújo-
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões a partir de experiências artísticas e pedagógicas que se relacionam com a perspectiva de quem dança se relacionando com os espaços urbanos em João Pessoa. A dança aqui considerada é a improvisação como forma de composição artística, que se desenvolve a partir de uma prática relacional com o espaço urbano. Essa investigação se constituiu em diferentes etapas de estudos artísticos, pedagógicos e teóricos ao longo da graduação, realizados individualmente e em grupo, que se apresentam como recursos metodológicos investigativos para essa pesquisa. Foram organizadas ideias sobre a experiência de dançar improvisando nos espaços urbanos para compreender como o dançarino se deixa afetar pelo encontro com o espaço durante a criação. Foram utilizados estudos bibliográficos e relatos pessoais sobre a improvisação em diferentes situações de experimentos artísticos, sobre o espaço urbano e sobre o conceito de experiência. Faz-se uma aproximação entre a improvisação na dança e o espaço urbano com suas características de um espaço permeado de imprevisibilidade que pode afetar e ser afetado na construção relacional da improvisação, situando esta como prática de experiência, na qual quem dança está completamente implicado. Dessa forma, as experiências de dançar improvisando nos espaços urbanos se apresentam enquanto estudo das relações de afetações e autoconhecimento que estão implicadas na disponibilidade de se compreender e compreender as relações com o espaço no ato da própria dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan./abr., 2002. CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013. CARERI, Francesco. Walkscapes: el andar como práctica estética / Walkscapes as anaesthetic practice. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989. FRANÇA, Ester. Improvisação em Dança: 3 perspectivas em diálogo. Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia, v.5, n.1, p.148-167, jan/jun. 2018. GEHL, Jan. Cidades para pessoas. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (ABRACE), 5., Belo Horionte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG: ABRACE, 2008. HARISPE, Leonardo. A improvisação-dança nas coordenadas do composicional. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014. LARANJEIRA, Carolina. Os estados tônicos como fundamento dos estados corporais em diálogo com um processo criativo em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.5, n.3, p.596-621, set-dez., 2015. LERNER, Jaime. Acupuntura urbana. 5. ed. Rio de Janeiro: Record. 2011. MARTINS, Cleide. Improvisação em dança: um processo sistêmico e evolutivo. 1999. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. MILIOLI, Danielle; GALINDO, Dolores. Subjetivações selvagens: devires insetos para dançar nas fendas imperceptíveis e atravessar fronteiras. In: REIS, Alice Casanova dos; HERNANDEZ, Aline Reis Calvo; GALINDO, Dolores; TITTONI, Jaqueline; MAGIOLINO, Lavínia L.; COSTA, Luiz Arthur; SILVA, Rodrigo Lages e. (Orgs.). Psicologia Social em experimentações: arte, estética e imagem. Florianópolis: ABRAPSO, 2015. p.522-542. MORAIS, Líria. Corpomapa: o dançarino e o lugar na composição situada. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015. MORAIS, Líria. Emergências cênicas em dança: conectividade entre dançarinos no momento cênico improvisado. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Dança. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2010. MUNDIM, Ana; MEYER, Sandra; WEBER, Suzi. A composição em tempo real como estratégia inventiva. Revista Cena, Porto Alegre, v.1, n.13, p.1-14, 2013. MUNIZ, Zilá. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Teatro. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2004. NETTO, Vinicius; VARGAS, Julio; SABOYA, Renato. (Buscando) Os efeitos sociais da morfologia arquitetônica. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), v.4, n.2, p.261-282, jul./dez. 2012. PETRECA, Paula. Co-existir: uma proposta de relacionamento para a criação de dança a partir do corpo situado na vida da cidade. In: SIMPÓSIO REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS, 1., Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, v. 1, p. 1-8, 2016. PICCININI, Larise; SARAIVA, Maria. A dança-improvisação e o corpo vivido: resignificando a corporeidade na escola. Pensar a Prática, v.15, n.3. 2012. RAMOS, Jarbas; DA SILVA, Patrícia. A improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia, v.2, n.2, 10 dez. 2015. ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos; 203). SANTINHO, Gabriela; OLIVEIRA, Kamilla. A improvisação em dança. Guarapuava: UNICENTRO, 2013. SILVA, Bárbara. A tessitura de sentidos na composição improvisada em dança: como o dançarino cria propósitos para a cena. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Dança. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012. VIANNA, Ana; SALES, Andréa; MAIA, Doralice; ANDRADE, Rita. A cidade alta e a cidade baixa: duas unidades de uma mesma cidade, João Pessoa – PB. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2005. VIEIRA, Mariane. Dramaturgia da improvisação: reflexões de um fazer composicional. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCDMS02082021.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons