Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21052
Tipo: | TCC |
Título: | O papel de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de bateria. |
Título(s) alternativo(s): | The role of technological resources in the battery learning process. |
Autor(es): | Potiguara, Lucas Benjamin |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Resumo: | Este texto tem como temática a tecnologia como recurso na aprendizagem da bateria. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso (monografia) e tem como objetivo geral: compreender qual o papel dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do instrumento para os estudantes de bateria do curso de licenciatura em música da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar quais tecnologias estão presentes no processo de estudo da bateria e como são utilizadas pelos alunos; discutir desafios e possibilidades do uso dos recursos eletrônicos para a aprendizagem de bateria; verificar a articulação dos recursos tecnológicos nas aulas de bateria da UFPB. A metodologia consistiu num estudo qualitativo tendo como fonte de dados: pesquisa bibliográfica e entrevista coletiva com estudantes de bateria da UFPB. A revisão de literatura aponta que há uma unidade em relação à potencialidade das transformações tecnológicas nas formas de aprender, ensinar e consumir música, principalmente tendo como foco o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Mas também é possível perceber uma lacuna quando procuramos tratar do ensino-aprendizagem de bateria aliado a tecnologia, utilizando esta como recurso para a aprendizagem. Os principais resultados mostram que o uso de recursos tecnológicos podem proporcionar o desenvolvimento de diferentes experiências de aprendizagem da bateria, como o desenvolvimento da autonomia e da autoaprendizagem. |
Abstract: | This text has as its theme technology as a resource in learning the battery. This is a course conclusion work (monograph) and has the general objective: to understand the role of technological resources in the instrument learning process for drum students in the music degree course at UFPB. The specific objectives are: to analyze which technologies are present in the battery study process and how they are used by students; discuss challenges and possibilities of using electronic resources for battery learning; verify the articulation of technological resources in the UFPB battery classes. The methodology consisted of a qualitative study having as data source: bibliographical research and collective interview with UFPB drum students. The literature review points out that there is a unity in relation to the potential of technological transformations in the ways of learning, teaching and consuming music, mainly focusing on the use of technology in the instrument's teaching-learning process. But it is also possible to notice a gap when we try to deal with the teaching-learning of battery combined with technology, using this as a resource for learning. The main results show that the use of technological resources can provide the development of different battery learning experiences, such as the development of autonomy and self-learning. |
Palavras-chave: | Educação musical. Música e tecnologia. Bateria (Instrumento) - História e ensino. Bateria (Instrumento) - Recursos tecnológicos. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21052 |
Data do documento: | 15-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LBP02082021.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons