Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21052
Tipo: TCC
Título: O papel de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de bateria.
Título(s) alternativo(s): The role of technological resources in the battery learning process.
Autor(es): Potiguara, Lucas Benjamin
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Resumo: Este texto tem como temática a tecnologia como recurso na aprendizagem da bateria. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso (monografia) e tem como objetivo geral: compreender qual o papel dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do instrumento para os estudantes de bateria do curso de licenciatura em música da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar quais tecnologias estão presentes no processo de estudo da bateria e como são utilizadas pelos alunos; discutir desafios e possibilidades do uso dos recursos eletrônicos para a aprendizagem de bateria; verificar a articulação dos recursos tecnológicos nas aulas de bateria da UFPB. A metodologia consistiu num estudo qualitativo tendo como fonte de dados: pesquisa bibliográfica e entrevista coletiva com estudantes de bateria da UFPB. A revisão de literatura aponta que há uma unidade em relação à potencialidade das transformações tecnológicas nas formas de aprender, ensinar e consumir música, principalmente tendo como foco o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Mas também é possível perceber uma lacuna quando procuramos tratar do ensino-aprendizagem de bateria aliado a tecnologia, utilizando esta como recurso para a aprendizagem. Os principais resultados mostram que o uso de recursos tecnológicos podem proporcionar o desenvolvimento de diferentes experiências de aprendizagem da bateria, como o desenvolvimento da autonomia e da autoaprendizagem.
Abstract: This text has as its theme technology as a resource in learning the battery. This is a course conclusion work (monograph) and has the general objective: to understand the role of technological resources in the instrument learning process for drum students in the music degree course at UFPB. The specific objectives are: to analyze which technologies are present in the battery study process and how they are used by students; discuss challenges and possibilities of using electronic resources for battery learning; verify the articulation of technological resources in the UFPB battery classes. The methodology consisted of a qualitative study having as data source: bibliographical research and collective interview with UFPB drum students. The literature review points out that there is a unity in relation to the potential of technological transformations in the ways of learning, teaching and consuming music, mainly focusing on the use of technology in the instrument's teaching-learning process. But it is also possible to notice a gap when we try to deal with the teaching-learning of battery combined with technology, using this as a resource for learning. The main results show that the use of technological resources can provide the development of different battery learning experiences, such as the development of autonomy and self-learning.
Palavras-chave: Educação musical.
Música e tecnologia.
Bateria (Instrumento) - História e ensino.
Bateria (Instrumento) - Recursos tecnológicos.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21052
Data do documento: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBP02082021.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons