Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21054
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas pedagógicas em dança: aprendendo com monografias sobre o ensino fundamental. |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical practices in dance: learning from monographs about elementary school. |
Autor(es): | Silva, Érica Bernardo da |
Primeiro Orientador: | Vicente, Ana Valéria Ramos |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender de que forma professores de dança no Ensino Fundamental I estão atuando, ou seja, quais são as metodologias de ensino da dança que utilizam no contexto escolar. Refletindo sobre como eu poderia apresentar algumasexperiências de integração entre a prática e a pesquisa através de narrativas de professores dessa linguagem, decidiu-se analisartrabalhos de conclusão de curso que relatam experiências nesse contexto. A revisão bibliográfica busca compreender de que forma os trabalhos investigados abordam o ensino da dança. Foram escolhidos três trabalhos dessa natureza. O primeiro deles foi desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba e intitulado de “O ensino da dança em escolas municipais de João Pessoa-PB”, de autoria de Giselle Lucena de Moura Diniz; o segundo trabalho, intitulado de “Residência pedagógica em dança: uma prática de ensino na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Sales Coelho Neto”, de autoria de Luiz Philippe de Castro, da Universidade Federal da Paraíba e, por fim, o terceiro trabalho foi desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura Plena em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado “O ensino da dança na educação básica: relatos de professores da rede municipal de Natal”, de autoria de Iane Licurgo Gurgel Fernandes. Como resultado compreende-se que as questões que mobilizam o estudo – dificuldades de realizar o aprendizado no curso na prática escolar - estão refletidas em outros trabalhos monográficos. Dois trabalhos detalham os conteúdos e o funcionamento das escolas, trazendo indicações de como desenvolver aulas de dança no ensino fundamental. No outro, a maioria dos professores não é formada em dança e não há tanto detalhamento das práticas, mas sim uma abordagem teórica da importância da Dança no ensino formal. Observa-se que na escola em que há estrutura física para áreas de artes, o trabalho do professor de Dança apresenta muito mais efetividade e alcança seus objetivos. |
Abstract: | This study aimed to understand how other dance teachers in Elementary School I are acting, that is, what dance teaching methodologies they use in the school context. Reflecting on how present some experiences of integration between practice and research through teachers' narratives in this language, I decided to analyze course completion papers that report experiences in this context. The bibliographical review seeks to understand how the researched works approach the teaching of dance. Three works of this nature were chosen.Thefirst of them was developed within the scope of the Degree Course in Dance at the Federal University of Paraíba and entitled “The teaching of dance in municipal schools in João Pessoa-PB”, authored by Giselle Lucena de Moura Diniz. The second work, entitled “Pedagogical residency in dance: a teaching practice at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Antônio Sales Coelho Neto”, authored by Luiz Philippe de Castro, from the Federal University of Paraíba. Finally, the third work was developed within the scope of the Full Licentiate Course in Dance at the Federal University ofRio Grande do Norte, entitled "Danceteaching in basic education: reports from teachers in themunicipal network of Natal", authoredby IaneLicurgoGurgel Fernandes. As a result, it is understood that the issues that mobilize the study - difficulties in carrying out learning in the course in school practice - are reflected in other monographic works.Two works detail the contents and functioning of schools, providing indications on how to develop dance classes in elementary school. On the other hand, most teachers are not trained in dance and there is not much detailing of the practices, but rather a theoretical approach to the importance of Dance in formal education. It is observed that in schools where there is a physical structure for the arts, the work of the Dance teacher is much more effective and reaches its goals. |
Palavras-chave: | Dança - Ensino - Brasil. Dança - Formação. Dança - `Práticas pedagógicas. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21054 |
Data do documento: | 16-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EBS11082021.pdf | 425,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons