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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21141
Tipo: Dissertação
Título: Estimulação transcraniana por corrente contínua associada a intervenção cognitiva em pacientes com doença de Alzheimer leve e moderada
Autor(es): Rodrigues, Evelyn Thais de Almeida
Primeiro Orientador: Salvadori, Mirian Stiebbe
Primeiro Coorientador: Andrade, Suellen Marinho
Resumo: A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa e a causa mais comum de demência, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma prioridade global de saúde pública. Devido ao seu tratamento farmacológico não provocar a cura, técnicas coadjuvantes vêm sendo estudadas para auxiliar o tratamento. O foco desse estudo foi investigar se a ETCC é capaz de auxiliar no tratamento de pacientes com DA leve e se a ETCC associada a intervenção cognitiva é eficaz no tratamento de pacientes com DA moderada. Foram, então desenvolvidos dois estudos, o primeiro foi um Relato de 2 Casos e o segundo um Estudo Piloto. Na Relato de Caso, foram descritos casos de dois pacientes com DA leve que foram submetidos a um programa de sessões ETCC durante um período de 10 meses, aplicada em seis regiões corticais. Os resultados sugeriram que a ETCC em várias regiões modula a excitabilidade neuronal, induzindo a potenciação de longo prazo e alterações do receptor sináptico. No Estudo Piloto, analisou-se os efeitos terapêuticos da ETCC associada a Intervenção Cognitiva (IC), em pacientes com doença de Alzheimer moderada. Teve então, 24 pacientes divididos em dois grupos: ETCC ativa + IC e ETCC placebo + IC. Verificou-se, no segundo estudo, que ETCC foi capaz de induzir uma melhora na pontuação do Mini-Mental destes pacientes, porém não obteve o mesmo resultado na pontuação Inventário Neuropsiquiátrico e do Avaliação de Incapacidade para Demência . Pôde-se então concluir que a ETCC se demonstrou diferente em pacientes com DA em estágios diferentes, mas devemos levar em consideração que relatamos apenas 2 casos de pacientes com DA leve e um estudo piloto com pacientes com DA moderada.
Abstract: Alzheimer's disease (AD) is a neurodegenerative disease and the most common cause of dementia, recognized by the World Health Organization as a global public health priority. Because its pharmacological treatment does not cause a cure, supporting techniques have been studied to assist the treatment. The focus of this study was to investigate whether tDCS is able to assist in the treatment of patients with mild AD and whether the tDCS associated with cognitive intervention is effective in treating patients with moderate AD. Two articles were then developed, the first being a 2-Case Report and the second a Pilot Study. In the Case Report, cases were reported of two patients with mild AD who underwent a program of tDCS sessions over a period of 10 months, applied in six cortical regions. It has been suggested that tDCS in several regions modulates neuronal excitability, inducing long-term potentiation and changes in the synaptic receptor. In the Pilot Study, he analyzed the therapeutic effects of cognitive intervention associated tDCS in patients with moderate Alzheimer's disease. There were then 24 patients divided into two groups: active tDCS + CI and sham tDCS + CI. It was found in the second study that tDCS was able to induce an improvement in the MMSE score of these patients, but did not obtain the same result in the NPI and DAD scores. It could then be concluded that tDCS was shown to be different in patients with AD at different stages, but we must take into account that we report only 2 cases of patients with mild AD and a pilot study with patients with moderate AD.
Palavras-chave: ETCC
Intervenção cognitiva
Doença de Alzheimer
Tratamento não farmacológico
Cognitive intervention
Alzheimer's disease
Non-pharmacological treatment
tDCS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21141
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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