Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuintiere, Isabor Meneses-
dc.date.accessioned2021-10-05T19:29:38Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-10-05T19:29:38Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21156-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the novel The blind assassin (2000), by Margaret Atwood, focusing on its metafictional aspects and observing the articulation between metafiction and character subjectivity in its multiple diegetic levels. In order to do so, there is a first chapter on the concepts of metafiction and mise en abyme, applying the theories of Gass (1980), Dällenbach (1980), Ron (1987), Waugh (2001), Bernardo (2010) and Hutcheon;and on subjectivity in fiction, through the theories of Lodge (1992), Culler (1999), Candido (2009), Wood (2012) and Todorov (2013). The writings of Genette (2010) and Rajewsky (2012) are also applied when discussing the intermediality present in the novel. The second chapter analyzes metafiction as the foundation of Atwood’s work, taking into consideration four main points of the narrative and separating them by levels. The results obtained through this analysis show that the metafictional devices are used to compose the characters’ fragmentation, presenting metafiction from a perspective that is not only formalist but also filled with subjectivity and sociopolitical criticism. This work also adds to the pre-existing theory on this corpus, considering that other works have given less importance to its aesthetic composition by focusing mainly on discussions of feminism and gender, while the present one focuses on the novel’s articulation between experience and form.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danielly Marinho (danielly06_dany@hotmail.com) on 2021-09-30T17:45:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsaborMenesesQuintiere_Dissert.pdf: 1039136 bytes, checksum: 8a0c75174ef6fbc82bc6c51f2cd4ac6a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-05T19:29:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsaborMenesesQuintiere_Dissert.pdf: 1039136 bytes, checksum: 8a0c75174ef6fbc82bc6c51f2cd4ac6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T19:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsaborMenesesQuintiere_Dissert.pdf: 1039136 bytes, checksum: 8a0c75174ef6fbc82bc6c51f2cd4ac6a (MD5) Previous issue date: 2021-03-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectMise en abymept_BR
dc.subjectAtwoodpt_BR
dc.subjectMetafictionpt_BR
dc.titleO abismo como espelho: formas e efeitos da metaficção em O assassino cego (2000), de Margaret Atwoodpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda Alves de-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 30/09/2021pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9259145346706517pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o romance O assassino cego (2000), de Margaret Atwood, focalizando os aspectos metaficcionais da obra e observando a articulação entre metaficção e subjetividade dos personagens em seus múltiplos níveis diegéticos. Para tanto, temos um capítulo inicial dedicado aos conceitos de metaficção e mise en abyme, com base teórica de Gass (1980), Dällenbach (1980), Ron (1987), Waugh (2001), Bernardo (2010) e Hutcheon (2013); e de subjetividade na ficção, partindo de escritos de Lodge (1992), Culler (1999), Candido (2009), Wood (2012) e Todorov (2013), além de nos voltarmos para Genette (2010) e Rajewsky (2012) para tratarmos da intermidialidade observada no corpus. No segundo capítulo, é analisada a metaficção enquanto alicerce do romance de Atwood, considerando quatro pontos principais da narrativa e separando-os em níveis. Os resultados obtidos através dessa análise mostram como os recursos metaficcionais são utilizados para compor a fragmentação na caracterização das personagens de O assassino cego, apresentando a metaficção de uma perspectiva não apenas formalista como também dotada de subjetividade e crítica sociopolítica. Este trabalho acrescenta também à teoria já existente acerca deste corpus, considerando que outras pesquisas tendem a conferir menor importância à sua composição estético-formal e focalizar os aspectos de feminismo e gênero presentes na obra, enquanto neste é trabalhada especialmente a articulação entre experiência e forma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsaborMenesesQuintiere_Dissert.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons