Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Acácia Lourdes Guimarães-
dc.date.accessioned2021-10-06T21:13:49Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-10-06T21:13:49Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-10-06T21:13:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALGM02072021.pdf: 631327 bytes, checksum: 27b3e3c80ad88514cc70917c57de2a10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-06T21:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALGM02072021.pdf: 631327 bytes, checksum: 27b3e3c80ad88514cc70917c57de2a10 (MD5) Previous issue date: 2021-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.titlePor um ensino mais igualitário: o gênero poema e sua contribuição para a construção de uma consciência antirracial na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Edjane Gomes de-
dc.description.resumoDesde a época da escravidão a sociedade brasileira cultiva modos de discriminação. O racismo continua presente mediante outras formas e com outras nuances. Pensando assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a discriminação racial na escola. Deste modo, investigar a importância da educação inclusiva de crianças discriminadas nos espaços educacionais é fundamental tendo em vista que tais espaços são determinantes para o desenvolvimento de todos os indivíduos. Baseando-se nas legislações vigentes como a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº4. 024/61), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nos estudos de teóricos como Freire (1996), Kleiman (1993), Coutinho (1978), Martins (2007) e Silvia (1998), nosso trabalho, de natureza bibliográfica, buscou refletir sobre os direitos dos alunos e deveres da escola, bem como da família no desenvolvimento de aspectos que promovam a inclusão e não a discriminação. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica através de uma sequência didática com do gênero literário, mais especificamente com o poema “Navio negreiro”. Defendemos que o processo de inclusão compreende uma obrigatoriedade da sociedade, mais especificamente, da escola, em educar cada criança, independentemente de sua origem social, étnica ou linguística, dentre outras diversidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALGM02072021.pdf616,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons