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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Matos, Acácia Lourdes Guimarães | - |
| dc.date.accessioned | 2021-10-06T21:13:49Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-02 | - |
| dc.date.available | 2021-10-06T21:13:49Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
| dc.title | Por um ensino mais igualitário: o gênero poema e sua contribuição para a construção de uma consciência antirracial na escola | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Edjane Gomes de | - |
| dc.description.resumo | Desde a época da escravidão a sociedade brasileira cultiva modos de discriminação. O racismo continua presente mediante outras formas e com outras nuances. Pensando assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a discriminação racial na escola. Deste modo, investigar a importância da educação inclusiva de crianças discriminadas nos espaços educacionais é fundamental tendo em vista que tais espaços são determinantes para o desenvolvimento de todos os indivíduos. Baseando-se nas legislações vigentes como a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº4. 024/61), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nos estudos de teóricos como Freire (1996), Kleiman (1993), Coutinho (1978), Martins (2007) e Silvia (1998), nosso trabalho, de natureza bibliográfica, buscou refletir sobre os direitos dos alunos e deveres da escola, bem como da família no desenvolvimento de aspectos que promovam a inclusão e não a discriminação. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica através de uma sequência didática com do gênero literário, mais especificamente com o poema “Navio negreiro”. Defendemos que o processo de inclusão compreende uma obrigatoriedade da sociedade, mais especificamente, da escola, em educar cada criança, independentemente de sua origem social, étnica ou linguística, dentre outras diversidades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALGM02072021.pdf | 616,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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