Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178| Tipo: | TCC |
| Título: | Por um ensino mais igualitário: o gênero poema e sua contribuição para a construção de uma consciência antirracial na escola |
| Autor(es): | Matos, Acácia Lourdes Guimarães |
| Primeiro Orientador: | Assis, Edjane Gomes de |
| Resumo: | Desde a época da escravidão a sociedade brasileira cultiva modos de discriminação. O racismo continua presente mediante outras formas e com outras nuances. Pensando assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a discriminação racial na escola. Deste modo, investigar a importância da educação inclusiva de crianças discriminadas nos espaços educacionais é fundamental tendo em vista que tais espaços são determinantes para o desenvolvimento de todos os indivíduos. Baseando-se nas legislações vigentes como a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº4. 024/61), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nos estudos de teóricos como Freire (1996), Kleiman (1993), Coutinho (1978), Martins (2007) e Silvia (1998), nosso trabalho, de natureza bibliográfica, buscou refletir sobre os direitos dos alunos e deveres da escola, bem como da família no desenvolvimento de aspectos que promovam a inclusão e não a discriminação. Para tanto, apresentamos uma proposta metodológica através de uma sequência didática com do gênero literário, mais especificamente com o poema “Navio negreiro”. Defendemos que o processo de inclusão compreende uma obrigatoriedade da sociedade, mais especificamente, da escola, em educar cada criança, independentemente de sua origem social, étnica ou linguística, dentre outras diversidades. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Racismo Educação inclusiva Gêneros literários |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21178 |
| Data do documento: | 25-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALGM02072021.pdf | 616,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
