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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21196
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico organizacional para o desenvolvimento de um protótipo para utilização em dispositivo móvel para marcação de consultas médicas no CRAS – UFPB
Autor(es): Macêdo, Jaqueline de Sousa
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: A pesquisa tem por objetivo realizar o Diagnóstico Organizacional do CRAS/UFPB afim de desenvolver um protótipo de um aplicativo para dispositivo móvel; que possibilite maior eficácia na realização do agendamento de consultas no Centro de Referência e Atenção à Saúde – CRAS, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para isto, o estudo parte da realização do Diagnóstico Organizacional CRAS, partindo da análise do modelo atual de marcação de consultas e o gerenciamento dos serviços prestados pelo CRAS, delineando o perfil dos usuários que utilizam tais serviços. A construção dos dados se deu a partir da observação in loco, do modelo atual de marcação de consultas além da análise de SWOT. Para a modelagem do aplicativo foi empregado o Kodular, aplicativo de código aberto. O objeto selecionado para a modelagem do aplicativo foi o agendamento de consultas, devido ao extenso volume de consultas realizadas no CRAS-UFPB, como também, à atual maneira como esses agendamentos são feitos (em papel impresso) no CRAS/UFPB. O desenvolvimento de gerar um banco de dados com as informações dos usuários e das consultas agendadas para esse banco de dados se deu pelo programa Airtable, programa em formato de planilha que armazena informações em meio virtual. Após a modelagem, foi realizada uma simulação de utilização onde foi verificada a funcionalidade do aplicativo. Como resultados atingidos, podemos mencionar: cadastro de usuários, maior celeridade no agendamento de consultas e criação de banco de dados.
Abstract: The research has the purpose of carrying out the CRAS/UFPB Organizational Diagnosis in order to develop an application prototype for mobile device, which enable greater efficiency in following the appointment scheduling at Centro de Referência e Atenção à Saúde – CRAS, of Universidade Federal da Paraíba - UFPB. For that, the study starts from the CRAS Organizational Diagnosis performance, the current model analysis for scheduling appointments and services management offered by CRAS, outlining the profile of the users of our services. Data construction was made due to the observation in loco of the scheduling appointment current model besides the SWOT analysis. For the application modelling was used the Kodular, which is open source. The selected object for the application modelling was the appointment schedule, due to the large volume of enquiries carried out at CRAS-UFPB, as well as, the current way these schedules are made (in printed form) at CRAS/UFPB. The development of a database generation with the information of the users and the schedule appointment was made due to the Airtable, a spreadsheet format programme that keep information in virtual environment. After modelling, a test run was carried out, in which was verified the application funcionality. As results achieved we can mention: users register, more urgency in scheduling appointment and database creation.
Palavras-chave: CRAS
UFPB
Marcação de consultas online
Dispositivos móveis
Modelagem de aplicativos
Diagnóstico organizacional
Online consultations appointment
Mobile devices
Application modelling
Organizational diagnosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21196
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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