Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21203
Tipo: | Dissertação |
Título: | Implementação do roteiro didático metaprocedimental numa turma de ensino médio: eficiência, eficácia e reverberações |
Autor(es): | Bezerra, Thárcila Ellen Aires |
Primeiro Orientador: | Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos os relatos escritos e orais referentes à leitura literária realizada por duas turmas do 3° ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Lyceu Paraibano, localizada na cidade de João Pessoa-PB, em contexto de sequências didáticas criadas, organizadas e implementadas pela autora desta pesquisa, no dia 02 de dezembro de 2019. Tal empreendimento objetivou analisar, através do uso do Roteiro Didático Metaprocedimental (RDM), o desenvolvimento do processo de ficcionalização em leitura literária dos alunos, via relatos de sua experiência estética com o texto. O referido instrumento foi criado e testado pelos Programas CANAL 67 (Cinema Articulado às Noções de Antropologia Literária, sexta e sétima artes) e PARDAL (Programa de Aplicação do Roteiro Didático Metaprocedimental em Antropologia Literária) que abarcavam projetos do PIBIC, PROLICEN e PROBEX da Universidade Federal da Paraíba, nos anos de 2015 a 2019. Trata-se de um instrumento esteado teoricamente no pensamento do crítico alemão Wolfgang Iser para o ato de leitura ficcional. Para alcançarmos o propósito ora apresentado, nossos objetivos específicos consistiram em: selecionar duas turmas do Ensino Médio, uma intitulada Grupo de Controle (GC), e a outra, Grupo de Tratamento (GT); observar o método utilizado pela docente para o ensino da leitura literária; escolher um curta-metragem e um conto, juntamente com a docente, considerando o conceito iseriano de Repertório e o conceito vygotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos alunos; planejar sequências didáticas com e sem a utilização do RDM; implementar as sequências; avaliar suas produções à luz do referencial teórico; e comparar seus resultados. No dia programado, para implementar as sequências, realizamos vivências de apresentação e significação nos dois grupos, esta visando o compartilhamento da leitura pelos alunos e aquela a apresentação dos participantes. A diferença foi a seguinte: no GT exibimos o curta-metragem The Maker (KEZELOS, 2015), analisado verbalmente e em conjunto, seguindo a proposta do RDM. Após, lemos o conto A partida, de Osman Lins (2003 [1957]) e solicitamos aos alunos que também o analisassem, porém, desta vez, de forma escrita. Já no GC, o curta e o Roteiro não foram utilizados. As produções escritas deveriam relatar as experiências e percepções dos estudantes em relação ao conto. Em síntese, desenvolvemos dois estudos: um com o GC, que não recebeu a mediação guiada pelo RDM, e outro, com o GT, aquele no qual o RDM foi utilizado. Comparamos os resultados obtidos, o que permitiu demonstrar que no Grupo de Tratamento houve um maior detalhamento dos processos de leitura dos alunos. Inferimos, assim, que o uso do RDM concorreu para o desenvolvimento do processo de ficcionalização em leitura literária dos alunos participantes do presente estudo. Esses resultados possibilitaram, por conseguinte, a comprovação da eficácia e eficiência do RDM, bem como a discussão de suas possíveis reverberações metodológicas e teóricas. |
Abstract: | In this work, we analyze the written and oral reports referring to the literary reading carried out by two classes of the 3rd year of High School at the integral school Lyceu Paraibano, located in the city of João Pessoa-PB, in the context of didactic sequences elaborated, organized and implemented by the author of this research, on December 2, 2019. This actyion aimed to analyze, by the use of the Meta-procedural Didactic Script (RDM), the development of the fictionalization process in students’ literary reading, through reports of their aesthetic experience with the text. This instrument was produced and tested by the Programs CANAL 67 (Cinema Articulated to the Notions of Literary Anthropology, sixth and seventh arts) and PARDAL (Program for the Application of the Meta-procedural Didactic Script in Literary Anthropology) that included PIBIC, PROLICEN and PROBEX projects at the Federal University of Paraíba, in the years 2015 to 2019. It is an instrument theoretically based in the thought of the German critic Wolfgang Iser for the act of fictional reading. In order to achieve the presented purpose, our specific objectives consisted of: selecting two high school classes, one entitled Control Group (CG), and the other, Treatment Group (GT); observing the method used by the teacher to teach literary reading; choosing a short film and a short story, together with the teacher, considering the Iserian concept of Repertoire and the Vygotskian concept of Zone of Proximal Development (ZDP) of the students; planning teaching sequences with and without the use of the RDM; implementing the sequences; evaluating their productions in the light of the theoretical framework; and comparing the results. On the scheduled day, we performed experiences of presentation and meaning in both groups, aiming at the sharing of reading by the students and the presentation of the participants. The difference was as follows: in the GT we exhibited the short film The Maker (KEZELOS, 2015), analyzed verbally and together, following the proposal of the RDM. Afterwards, we read the short story The game, by Osman Lins (2003 [1957]) and asked the students to also analyze it, but this time, in writing. In the CG, the short story and the Script were not used. The written productions should report the students’ experiences and perceptions in relation to the short story. In summary, we developed two studies: one with the GC, which did not receive mediation guided by the RDM, and another, with the GT, the one in which the RDM was used. We compared the results obtained, which allowed us to demonstrate that in the Treatment Group there was a greater detail of the students’ reading processes. Thus, we infer that the use of the RDM contributed to the development of the fictionalization process in literary reading of the students participating in the present study. These results enabled, therefore, the proof of the effectiveness and efficiency of the RDM, as well as the discussion of its possible methodological and theoretical reverberations. |
Palavras-chave: | Roteiro didático metaprocedimental Leitura literária Ficcionalização Mediação Meta-procedural didatic script Literary reading Fictionalization Mediation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21203 |
Data do documento: | 28-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThárcilaEllenAiresBezerra_Dissert.pdf | 39,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons