Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21251
Tipo: | TCC |
Título: | Trabalhando a porcentagem em situações do cotidiano: um estudo numa escola da Rede Municipal de Itapetim-PE |
Autor(es): | Silva, Jéssica Samara Gomes da |
Primeiro Orientador: | Vera, Pedro Antonio Hinojosa |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como tema central a importância da utilização da Porcentagem em situações do cotidiano que favorecem o ensino-aprendizagem da matemática; tendo o objetivo principal de apresentar os principais registros históricos sobre a origem do estudo da Porcentagem. Inicialmente, foi abordado um pouco de seus aspectos históricos, bem como, adiante, foram propostas algumas situações problemas vinculadas à temática, apresentando-se métodos de resolução; sendo que, por fim, para confrontar tais embasamentos teóricos, nas pertinentes colocações de Castro Filho (1995), Dantas (2019), Imenes (2009), Maluf (2007), Parra (1996), Ribeiro, (2016), dentre outros, obtivemos dados primários, provenientes da aplicação de questionários aplicados a professores e estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental, numa instituição do Município de Itapetim-PE, enfocando, tendo por base os resultados auferidos, dentre outros, que a utilização de metodologias dinâmicas e contextualizadas, como, por exemplo, através dos jogos, revelam-se instrumentos eficazes na promoção do aprendizado do aluno, não limitando-se ao tradicionalismo do decorar fórmulas e regras, mas, sobretudo, saber utilizá-las e compreendê-las no contexto em que encontra-se inserido. |
Abstract: | This Course Conclusion Work presents as its central theme the importance of using Percentage in everyday situations that favor the teaching-learning of mathematics; having the main objective of presenting the main historical records about the origin of the Percentage study. Initially, some of its historical aspects were discussed, as well as, later on, some problem situations related to the theme were proposed, presenting resolution methods; and, finally, to confront such theoretical foundations, in the pertinent statements of Castro Filho (1995), Dantas (2019), Imenes (2009), Maluf (2007), Parra (1996), Ribeiro, (2016), among others , we obtained primary data from the application of questionnaires applied to teachers and students of the 8th year of elementary school, in an institution in the municipality of Itapetim-PE, focusing, based on the results obtained, among others, that the use of dynamic methodologies and contextualized, for example, through games, they prove to be effective instruments in promoting student learning, not limited to the traditionalism of memorizing formulas and rules, but, above all, knowing how to use them and understand them in the context in which it is inserted. |
Palavras-chave: | Porcentagem Ensino-aprendizagem em matemática Matemática básica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21251 |
Data do documento: | 9-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSGS26102021.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.