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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21282
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de interface de videoconferência acessível para pessoas com deficiência auditiva
Autor(es): Araújo, Matheus Lima Moura de
Primeiro Orientador: Souza Filho, Guido Lemos de
Primeiro Coorientador: Kulesza, Raoni
Resumo: As línguas de sinais (LS) são a forma natural de comunicação entre pessoas surdas. Entretanto, apesar das línguas de sinais serem reconhecidas, em diversos países, como língua, o acesso à informação e educação ainda é um problema comum para os surdos. No Brasil, apesar da existência de várias leis de acessibilidade que determinam o suporte às pessoas surdas, muitos ainda são dependentes dos intérpretes de Libras para efetuar sua comunicação, o que prejudica sua autonomia. Em consequência disso, observa-se uma grande dificuldade dos surdos exercerem a sua cidadania e terem acesso à informação e educação de qualidade por meio das línguas de sinais, o que implica, geralmente, em atraso linguístico e de aquisição do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho aborda uma proposta de interface acessível de teleducação para pessoas com deficiência auditiva com intuito de facilitar o acesso à informação, possibilitando trazer para a sala de aula a figura do intérprete remoto. Essa solução envolve a adaptação da interface do sistema Video for Health (V4H), tornando possível a presença do intérprete remoto, para atender as necessidades dos alunos surdos e tornar a experiência em salas de aula mais acessível. Além disso, também foi implementado uma solução para exibição de legendas ao vivo. Para avaliar a solução proposta foram realizados experimentos, incluindo testes com usuários surdos. Os resultados obtidos neste estudo se mostraram promissores, com 50% dos usuários cumprindo com sucesso mais de 93,33% das tarefas solicitadas. Além disso, o grupo com a solução proposta se mostrou menos disperso quando comparado ao outro grupo, concentrando a maioria dos seus resultados acima de 80%, de maneira que levam a acreditar que esse tipo de adaptação pode ser bem-vindo pelos usuários surdos no âmbito da teleducação.
Abstract: Sign languages (LS) are the natural form of communication between deaf people. However, although sign languages are recognized in many countries as a language, access to information and education is still a common problem for deaf people. In Brazil, despite the existence of several accessibility laws that determine support for deaf people, many are still dependent on Libras interpreters to communicate, which impairs their autonomy. As a result, there is a great difficulty for the deaf to exercise their citizenship and have access to quality information and education through sign languages, which generally implies linguistic delay and knowledge acquisition. In this sense, the present work addresses a proposal for an accessible interface of tele-education for the hearing impaired in order to facilitate access to information, making it possible to bring the figure of the remote interpreter to the classroom. This solution involves adapting the interface of the open source system Video for Health (V4H), making it possible for the remote interpreter to be present to meet the needs of deaf students and make the classroom experience more accessible. In addition, a solution for displaying live subtitles was also implemented. The results obtained in this study proved to be promising, with 50% of users successfully completing more than 93.33% of the requested tasks. In addition, the group with the proposed solution was less dispersed when compared to the other group, concentrating most of its results above 80%, in a way that leads to believe that this type of adaptation can be welcomed by deaf users in the context of tele-education.
Palavras-chave: Língua de sinais
Teleducação
Ensino online
Ferramentas de acessibilidade digital
Soluções para colaboração remota
Sign language
Teleducation
Online education
Digital accessibility tools
Solutions for remote collaboration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21282
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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