Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21284
Tipo: Dissertação
Título: Olhinhos de gato: uma análise de conteúdo da obra de Cecília Meireles sob o olhar do ensino religioso
Autor(es): Mello, Themis Andréa Lessa Machado de
Primeiro Orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tratar do texto literário e seu uso na sala de aula do Ensino Religioso, preconizada pela Linha de Pesquisa: Educação e Religião do Mestrado de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Inicia-se com a discussão do termo religião e da questão epistemológica das Ciências das Religiões, além da discussão do Ensino Religioso no contexto da sala de aula do Ensino Fundamental I. O livro de Cecilia Meireles, Olhinhos de Gato, publicado no Brasil em 1983, traz uma obra autobiográfica, destinada ao publico infanto-juvenil e adotada na leitura paradidática da sala de aula nas disciplinas voltadas para o ensino da língua portuguesa, sobretudo na década de sua publicação, como um recurso que vai mostrar a prosa de uma autora mais conhecida pela sua poética. A partir de uma abordagem qualitativa, optou-se pela investigação pautada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2002), para verificar as interfaces pedagógicas entre essa obra literária e o estudo sobre religiões na escola. A importância desse trabalho está na valorização da diversidade e da transdisciplinaridade no Ensino Religioso em sua prática de sala de aula, que esbarra nos limites formatados do livro didático, frequentemente reduzido a material confessional e/ou proselitista. O texto foi dividido em três partes, tratando inicialmente da discussão epistemológica da área em vista de sua tradução para o Ensino Religioso, do panorama e metodologia da pesquisa. Na segunda parte se faz a discussão do uso de textos literários e, por fim, a terceira parte versa sobre a obra e a sua autora, apontando chaves de interpretação e utilização para dinamizar a sala de aula do Ensino Religioso.
Abstract: The present work has as objective to deal with the literary text and its use in the classroom of Religious Education, recommended by the Research Line: Education and Religion of the Master of Science of Religions of the Federal University of Paraíba. It begins with the discussion of the term religion and the epistemological question of the Sciences of Religions, in addition to the discussion of Religious Education in the context of the classroom of Elementary Education I. The book of Cecilia Meireles, Olhinhos de Gato, published in Brazil in 1983, brings an autobiographical work, destined to the infanto-juvenile public adopted in the paradidatic reading of the classroom in the disciplines directed to the teaching of the Portuguese language, mainly in the decade of its publication, like a resource that goes to show the prose of an author best known for his poetics. From a qualitative approach, we opted for Laurence Bardin's (2002) content analysis to verify the pedagogical interfaces between this literary work and the study of religions in school. The importance of this work lies in valuing diversity and transdisciplinarity in religious teaching in its classroom practice, which runs counter to the formatted limits of the textbook, often reduced to confessional and / or proselytizing material. The text was divided in three parts, initially dealing with the epistemological discussion of the area in view of its translation to Religious Education, of the panorama and methodology of the research. In the second part the discussion of the use of literary texts is made and, finally, the third part is about the work and its author, pointing out keys of interpretation and use to dynamize the classroom of the Religious Teaching.
Palavras-chave: Olhinhos de gato
Ensino religioso
Diversidade
Transdisciplinaridade
Religious education
Diversity
Transdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21284
Data do documento: 25-Jul-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThemisAndréaLessaMachadoDeMello_Dissert.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons