Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21303| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Bandas de música e igreja católica no Rio Grande do Norte: estratégias e táticas em espaços religiosos potiguares |
| Autor(es): | Sobrinho Filho, Antonio Tenório |
| Primeiro Orientador: | Patriota, Rainer Câmara |
| Primeiro Coorientador: | Fonseca, Modesto Flávio Chagas |
| Resumo: | A origem político-jurídica da Capitania do Rio Grande remonta ao século XVI. Após alguns séculos desde as primeiras expedições colonizadoras realizadas sob a égide da Coroa Portuguesa, passando ainda pela União Ibérica e domínio Holandês, Natal constituiu-se como uma das mais antigas cidades do Brasil, tendo sido escolhida como data oficial de sua fundação, 25 de dezembro de 1599. A Igreja Católica Apostólica Romana iniciou sua atuação no território do estado do Rio Grande do Norte ainda no século XVI, seja por meio dos religiosos atrelados ao clero regular ou secular. A música, por sua vez, também fez parte do processo de colonização do corpo e da mente dos povos nativos desta parte do nosso país, seus efeitos foram sendo expandidos até os dias atuais, não se restringindo apenas aos índios de outrora. Inevitavelmente, música e Igreja Católica caminharam e ainda andam juntas no mundo contemporâneo, assim como grande parte das religiões existentes na história da humanidade. A escassez da pesquisa musicológica voltada para as Bandas de Música no Rio Grande do Norte foi o principal fator motivador deste trabalho. Posto isto, objetiva-se com esta pesquisa conhecer e compreender as relações existentes entre religiosos da Igreja Católica e os músicos das Bandas Filarmônicas no e do Rio Grande do Norte. O recorte temporal situou-se entre a data de publicação do Motu Proprio Tra Le SolLecitudini (1903) até a oficialização da Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium (1963), decorrente do Concílio Vaticano II. No que se refere ao espaço observado, focalizou-se o atual território do Rio Grande do Norte. Visando atingir os objetivos desta pesquisa, recorreu-se à legislação eclesiástica sobre música sacra, informações contidas em jornais de época do período analisado (disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional), além de fontes musicais recolhidas a acervos de diferentes Bandas de Música do Rio Grande do Norte. Com o intuito de fundamentar nossas reflexões, optou-se pela utilização dos conceitos de “Estratégia” e “Tática”; bem como as noções de “espaço” e “lugar”, desenvolvidos pelo filósofo Michel de Certeau (1998). Revisando a produção acadêmica sobre Bandas de Música no Rio Grande do Norte, foi possível perceber que grande parte desses trabalhos estão atrelados ao campo da Educação Musical e/ou da Performance, denunciando, dessa forma, a quase inexistência de trabalhos musicológicos sobre o passado musical desse público específico. Os resultados alcançados por meio desta pesquisa possibilitam lançarmos novos olhares sobre esta parte do território brasileiro, reforçando ainda mais a necessidade de novas pesquisas musicológicas com enfoque nas Bandas de Música, bem como atentando para a existência de múltiplos agentes culturais que atuaram nesta região, sejam eles religiosos ou não. Outro ponto a ser destacado diz respeito aos acervos musicais das instituições artísticas estudadas. A aplicação dos conceitos de “Estratégia” e “Tática” sobre a atuação dos músicos instrumentistas em espaços religiosos-católicos possibilitou conhecer os tipos de relações existentes entre a Igreja de Roma e seus representantes no território potiguar, bem como auxiliou na compreensão do relacionamento existente entre os músicos das Filarmônicas e os religiosos no seio do Catolicismo regional. Denunciou, ainda, a existência de divergências, diversas formas de interpretações da legislação Católica, formas de adaptações normativas e até mesmo descumprimento das normas eclesiásticas. Em suma, foi possível identificar a utilização de estratégias e táticas exercidas tanto pelos religiosos da Igreja Católica quanto pelos músicos das Filarmônicas potiguares. |
| Abstract: | The political and legal origin of the Captaincy of Rio Grande dates back to the 16th century. After a few centuries since the first colonizing expeditions carried out under the aegis of the Portuguese Crown, also passing through the Iberian Union and the Dutch domain, Natal has become one of the oldest cities in Brazil, having been chosen as the official date of its foundation, 25 December 1599. The Roman Apostolic Catholic Church started operating in the territory of the state of Rio Grande do Norte in the 16th century, whether through religious linked to regular or secular clergy. Music, in turn, was also part of the process of colonizing the body and mind of the native peoples of this part of our country, its effects have been expanded to the present day, not being restricted only to the Indians of yore. Inevitably, music and the Catholic Church walked and still walk together in the contemporary world, as well as most of the existing religions in the history of mankind. The scarcity of musicological research aimed at Wind Bands in Rio Grande do Norte was the main motivating factor in this work. That said, the objective of this research is to know and understand the existing relationships between religious of the Catholic Church and the musicians of the Philharmonic Bands in and from Rio Grande do Norte. The time frame ranged from the date of publication of the Motu Proprio Tra Le Sollecitudini (1903) to the officialization of the Apostolic Constitution Sacrosanctum Concilium (1963), resulting from the Second Vatican Council. With regard to the observed space, the current territory of Rio Grande do Norte was focused, taking into account the respective limitations of the research. In order to achieve the objectives of this research, ecclesiastical legislation on sacred music was used, information contained in period newspapers of the period analyzed (available in the Brazilian Digital Library of the National Library), in addition to musical sources collected from collections of different Music Bands from Rio Grande do Norte. In order to support our reflections, we opted for the use of the concepts of "strategy" and "tactics"; as well as the notions of “space” and “place”, developed by the philosopher Michel de Certeau (1998). Reviewing the academic production on Music Bands in Rio Grande do Norte, it was noticed that a large part of these works is linked to the field of Musical Education and / or Performance, thus denouncing, in this way, the almost inexistence of musicological works on the musical past that specific audience. The results achieved through this research will make it possible to take a new look at this part of the Brazilian territory, further reinforcing the need for new musicological research with a focus on Wind Bands, as well as paying attention to the existence of multiple cultural agents who have acted in this region, be they whether they are religious or not. Another point to be highlighted concerns the musical collections of the artistic institutions studied. The application of the concepts of "Strategy" and "Tactics" on the performance of instrumentalist musicians in religious-Catholic environments made it possible to know the types of relations existing between the Church from Rome and its representatives in the territory from Rio Grande do Norte, as well as helping to understand the existing relationship between the musicians of the Philharmonics and the religious in the heart of regional Catholicism. It also denounced the existence of divergences, different forms of interpretation of Catholic legislation, forms of normative adaptations and even non-compliance with ecclesiastical norms. In short, it was possible to identify the use of strategies and tactics exercised by both the religious of the Catholic Church and the musicians of the Philharmonics potiguares. |
| Palavras-chave: | Bandas de música Igreja católica Musicologia histórica Rio Grande do Norte Músicos e religiosos Music bands Catholic church Historical musicology Musicians and religious |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Música |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21303 |
| Data do documento: | 6-Mai-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AntonioTenórioSobrinhoFilho_Dissert.pdf | 130,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
