Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21365| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gestão de bibliotecas na Universidade Federal da Paraíba: análise com base nos indicadores de avaliação |
| Autor(es): | Maia, Mara Leurany Jorge |
| Primeiro Orientador: | Morais, José Jassuipe da Silva |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a gestão das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com base nos indicadores de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Organização Internacional de Normalização (ISO) 11620 (2014) e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). O referencial teórico esteia-se nos temas bibliotecas universitárias e no Sistema Nacional de Avaliações da Educação Superior (SINAES), aqui analisados, principalmente, à luz dos estudos: Cunha (2000, 2008 e 2016) acerca da avaliação em bibliotecas e Dias Sobrinho (2000 e 2003) sobre avaliação institucional do ensino superior. Integram igualmente o quadro teórico desta pesquisa a legislação relativa ao SINAES e outros documentos do Ministério da Educação (MEC), bem como as normas de avaliação da Organização Internacional de Normalização e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias sobre avaliação em bibliotecas universitárias. A pesquisa possui natureza descritiva, exploratória e qualitativa, para responder como funciona a gestão das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba com base nos indicadores do INEP/MEC, da ISO 11620 (2014) e da IFLA. Norteado por esse propósito, a pesquisa realizou por meio de um estudo bibliográfico e documental, uma análise qualitativa e de conteúdo. Teve como fonte de dados os documentos oficiais das avaliações institucionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e a Autoavaliação de 2020 para avaliação das bibliotecas da UFPB, os quais foram comparados e interpretados. Concluímos que quando avaliadas à luz das diretrizes de avaliação da ISO 11620 (2014) e da IFLA sugere uma lacuna entre tais indicadores e os instrumentos do INEP/MEC e também nos institucionais. Por fim, ressaltamos a necessidade de uma avaliação específica com finalidade de diagnosticar e servir de apoio a tomada de decisão da gestão, no processo de melhoria contínua e das constantes necessidades de atualizações tecnológicas impostas por uma sociedade digital. Apresentamos ainda, como contribuição, um conjunto de indicadores de qualidade aptos a amparar os processos de avaliação em bibliotecas. |
| Abstract: | This work aimed to analyze the management of libraries at the Federal University of Paraíba (UFPB) based on the evaluation of indicators of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), the International Organization for Standardization (ISO) 11620 (2014) and the International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). The theoretical framework is based on the themes of university libraries and the National System of Higher Education Assessments (SINAES), analyzed here, mainly in the light of studies: Cunha (2000, 2008 and 2016) about assessment in libraries and Dias Sobrinho (2000 and 2003) on institutional assessment of higher education. Also part of the theoretical framework of this research are the legislation relating to SINAES and other documents of the Ministry of Education (MEC), as well as the assessment standards of the International Organization for Standardization and the International Federation of Library Associations and Institutions on assessment in university libraries. The research has a descriptive, exploratory and qualitative nature, to answer how the management of libraries at the Federal University of Paraíba works, based on indicators from INEP/MEC, ISO 11620 (2014) and IFLA. Guided by this purpose, the research carried out, through a bibliographic and documental study, a qualitative and content analysis. Its data source was the official documents of institutional evaluations, the Institutional Development Plan 2019-2023 and the 2020 Self-Assessment for evaluating the UFPB libraries, which were compared and interpreted. We conclude that when evaluated in light of the assessment guidelines of ISO 11620 (2014) and IFLA, it suggests a gap between such indicators and the INEP/MEC instruments and also the institutional ones. Finally, we emphasize the need for a specific assessment in order to diagnose and support management decision-making, in the process of continuous improvement and the constant need for technological updates imposed by a digital society. We also present, as a contribution, a set of quality indicators able to support the evaluation processes in libraries. |
| Palavras-chave: | Avaliação institucional Biblioteca universitária Avaliação em bibliotecas Institutional evaluation University library Library in evaluation |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21365 |
| Data do documento: | 16-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MaraLeuranyJorgeMaia_Dissert.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
