Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21370
Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento do processo de treinamento, desenvolvimento e educação de um escritório de advocacia em João Pessoa/PB
Autor(es): Nunes, Silvia Gabriela Avelino
Primeiro Orientador: Araújo, Wagner Junqueira de
Primeiro Coorientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Resumo: A reinvenção e inovação devem fazer parte do dia a dia e as organizações, principalmente as mais tradicionais, que não se adaptarem, estarão destinadas à falência. No mercado competitivo das organizações 4.0, a gestão de processos é apontada como uma das alternativas para obtenção de vantagem mercadológica. É fundamental que todas as instituições se preparem para as mudanças que já estão acontecendo e que tendem a intensificar. A partir do mapeamento de processos, a melhoria contínua dos fluxos informacionais de uma empresa é possível, o que permite sua existência e sustentabilidade. Este relatório técnico objetiva o mapeamento e a avaliação do processo de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) de um escritório de advocacia de médio porte, com sede na cidade de João Pessoa/PB, entendido como fundamental para o atingimento dos propósitos estratégicos da organização estudada. Com os objetivos específicos de mapear o processo atual utilizando o BPMN, analisar através da metodologia de análise de valor agregado (AVA), propor melhorias no fluxo do processo e redesenhá-lo. Foi utilizado, para a diagramação deste subsistema da área de gestão de pessoas, o software Bizagi Modeler, propondo-se o aperfeiçoamento da eficiência e dos registros dos treinamentos após identificar três pontos de melhorias, conforme descrito neste trabalho.
Abstract: Reinvention and innovation must be part of everyday life and organizations, especially the more traditional ones, that do not adapt, will be destined for bankruptcy. In the competitive market of 4.0 organizations, process management is seen as one of the alternatives for obtaining market advantage. It is essential that all institutions are prepared for the changes that are already happening and that tend to intensify. From the mapping of processes, the continuous improvement of a company's information flows is possible, which allows for its existence and sustainability. This technical report aims at mapping and evaluating the training, development and education (TD&E) process of a medium-sized law firm, headquartered in the city of João Pessoa / PB, understood as fundamental for the achievement of the organization's strategic purposes studied. With the specific objectives of mapping the current process using the BPMN, analyze through the methodology of value-added analysis (AVA), propose improvements in the process flow and redesign it. Bizagi Modeler software was used to diagram this subsystem in the people management area, proposing to improve efficiency and training records after identifying three points for improvement, as described in this work.
Palavras-chave: Gestão da informação e do conhecimento
Mapeamento de processo
Gestão de pessoas
Análise de valor agregado
Treinamento, desenvolvimento e educação
Information and knowledge management
Process maping
People management
Value-added analysis
Training, development and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21370
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilviaGabrielaAvelinoNunes_Dissert.pdf43,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons