Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21378| Tipo: | Tese |
| Título: | O estilo nos gêneros discursivos crônica e reportagem: uma proposta para o ensino da leitura à luz da análise dialógica do discurso |
| Autor(es): | Nascimento, Terezinha de Jesus Gomes do |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Maria de Fátima |
| Resumo: | Esta pesquisa se insere no desafio de contribuir com a qualidade do ensino de leitura em língua materna na Educação Básica pública brasileira. Esta tese se ancora na Análise Dialógica do Discurso, postulada por Bakhtin e um Círculo de estudiosos que comungavam de ideias afins como o estudo do estilo pautado na estilística sociológica (BAKHTIN, 2015) em que forma e conteúdo constituem um todo estabelecido socialmente. Defendendo o ensino dialógico-discursivo da leitura com ênfase no estilo, nosso objeto de estudo se estabelece na análise do estilo dos gêneros crônica literária e reportagem, corroborado na questão que norteou a pesquisa, considerando os tipos de discurso e o tom emotivo-volitivo em Bakhtin. Em resposta, apresentamos como objetivo geral desenvolver uma proposta de abordagem dialógico-discursiva do estilo para o ensino da leitura dos gêneros crônica e reportagem no Ensino Médio. A implantação dessa proposta na formação inicial e continuada em serviço dos professores de nível médio da Educação Básica visa promover o estudo do estilo do enunciado iluminado pelo dialogismo. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa documental e propositiva, com método de abordagem indutivo, ocorreu de abril a setembro de 2020, selecionando duas crônicas literárias e duas reportagens de sites, blogs e jornais on line, constituindo o corpus da pesquisa. Essas escolhas se devem a sugestões de ensino desses gêneros tanto pelo currículo quanto pelos livros didáticos de língua portuguesa de Ensino Médio. Além disso, as crônicas e reportagens que compõem nosso corpus de análise refletem e refratam experiências do mundo da vida em momentos sócio- históricos distintos, evidenciando flutuações dos gêneros discursivos. Os resultados revelaram as relações dialógicas estabelecidas entre autor, texto e leitor presumido, situados sócio-historicamente, bem como as inflexões valorativas do autor sobre o enunciado. Essas considerações nos possibilitaram delinear uma proposta de ensino da leitura para os três níveis do Ensino Médio, evidenciando a constituição mútua entre o enunciado e a vida. Iniciando com uma roda de conversa para ativar o conhecimento prévio dos estudantes, propomos duas rotas de leitura: a primeira conduz o leitor a interagir com o texto, recuperando as relações dialógicas estabelecidas no processo de produção e, a segunda, propõe um diálogo entre textos de cada gênero, no intuito de promover o embate de vozes. As considerações finais assinalam as contribuições dos percursos estilístico-dialógicos para o ensino da leitura e para a formação do leitor. |
| Abstract: | This research is inserted within the challenge of contributing towards the quality of the
teaching of mother-tongue reading in Brazilian public school Basic Education. This
thesis is anchored in the Dialogical Analysis of Discourse, put forward by Bakhtin, and
a Circle of scholars who share such common ideas as the study of style ruled by
sociological stylistics (BAKHTIN, 2015) in which form and content constitute a
socially established whole. In defending the dialogical-discursive teaching of reading
with an emphasis on style, our study aim grounds itself on the analysis of style of the
literary chronicle and news-report genres, corroborating in the question that guided us in
our research considering the types of discourse and the emotive-volitional tone in
Bakhtin. In reply, we offer as a general objective to develop a proposal of dialogical-
discursive of style approach for the teaching of the chronicle and news-report in
secondary education. The carrying out of this proposal in the initial and in-service
training of teachers at secondary level within the Basic Education seeks to promote the
study of the style of the utterance in the light of dialogism. As regards the
methodological aspect, the documentary and purposeful research, with and inductive
approach, took place in April and September of 2020, selecting two literary chronicles
and two news-reports from online sites, blogs, and newspapers, making up the corpus of
the research. These choice focused on the complexity of these genres, buried in the
curriculum and in the textbooks of Portuguese language at secondary level. Apart from
this, the chronicles and the news-reports provide our analysis corpus reflect and refract
experiences from the world of life in distinct socio-historical moments, providing
evidence of fluctuations in the discursive genres. The results have revealed the
dialogical relations that hold between author, text, and presumed reader, situated socio-
historically, as well as the evaluative inflections of the author over the utterance. These
considerations made it possible for us to delineate a proposal for the teaching of reading
at the three levels of secondary education, showing the mutual constitution between the
utterance and life. Starting with a conversational debate to activate the prior knowledge
of the students, we propose two routes for reading: the first leads the reader to interact
with the text, recuperating the dialogical relations established in the process of
production, and the second proposes a dialogue between texts of each genre, with the
aim of promoting the clash of voices. The closing considerations point towards the
contributions of stylistic-dialogical paths for the teaching of reading and for the shaping
of the reader. RESUMEN Esta investigación es parte del desafío de contribuir a la calidad de la enseñanza de la lectura en lengua materna en la Educación Básica pública brasileña. Esta tesis se ancla en el Análisis Dialógico del Discurso, postulado por Bakhtin y un Círculo de estudiosos que compartían ideas similares como el estudio del estilo basado en la estilística sociológica (BAKHTIN, 2015) en el que forma y contenido constituyen un todo socialmente establecido. Defendiendo la enseñanza dialógico-discursiva de la lecturacon énfasis en el estilo, nuestro objeto de estudio se establece en el análisis del estilo dela crónica literaria y los géneros informativos, corroborado en la pregunta que guió la investigación, considerando los tipos de discurso y el tono emotivo-volitivo en Bakhtin. En respuesta, presentamos como objetivo general desarrollar una propuesta de enfoque dialógico-discursivo del estilo para la enseñanza de la lectura crónica y el reportaje para la escuela secundaria. La implementación de esta propuesta en la formación inicial y en servicio del profesorado de secundaria en Educación Básica tiene como objetivo promover el estudio del estilo enunciado iluminado por el dialogismo. En cuanto al aspecto metodológico, la investigación documental y propositiva, con un método de enfoque inductivo, se desarrolló de abril a septiembre de 2020, seleccionando dos crónicas literarias y dos reportajes de sitios web, blogs y periódicos en línea, constituyendo el corpus de la investigación. Estas elecciones se deben a sugerencias de enseñanza de estos géneros, que se profundizan en el plan de estudios y en los libros de texto de lengua portuguesa de secundaria. Además, las crónicas y los reportajes que compone nuestro corpus de análisis para reflejan y refractan experiencias del mundo de la vida en diferentes momentos sociohistóricos, mostrando fluctuaciones en los géneros discursivos. Los resultados revelaron las relaciones dialógicas que se establecen entre autor, texto y presunto lector, situadas sociohistóricamente, así como las inflexiones valorativas del autor sobre el enunciado. Estas consideraciones nos permitieron esbozar una propuesta para la enseñanza de la lectura a los tres niveles del bachillerato, mostrando la constitución mutua entre el enunciado y la vida. Partiendo de una rueda de conversación para activar los conocimientos previos de los estudiantes, proponemos dos rutas de lectura: la primera lleva al lector a interactuar con el texto, recuperando las relaciones dialógicas establecidas en el proceso de producción y, la segunda, propone un diálogo entre textos de cada género, con el fin de promover el choque de voces. Las consideraciones finales apuntan a las aportaciones de los caminos estilístico-dialógicos a la enseñanza de la lectura y a la formación del lector. |
| Palavras-chave: | Análise dialógica do discurso Gêneros discursivos Estilo Ensino Leitura Dialogical analysis of discourse Discursive genres Style Teaching Reading Análisis dialógico del discurso Géneros discursivos Enseñanza Lectura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21378 |
| Data do documento: | 25-Fev-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TerezinhaDeJesusGomesDoNascimento_Tese.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
