Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21405| Tipo: | Tese |
| Título: | Gênero e maternidade política em literaturas africanas: um estudo sobre ventos do apocalipse e hibisco roxo |
| Autor(es): | Oliveira, Ana Ximenes Gomes de |
| Primeiro Orientador: | Freitas, Sávio Roberto Fonseca de |
| Resumo: | A presente tese se centra no estudo do gênero e da maternidade como categorias políticas diante do sujeito feminino pertencente a duas sociedades africanas, Nigéria e Moçambique, transpostas nos romances de Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, e Hibisco Roxo, de Chimamanda N. Adichie. O corpus desta pesquisa apresenta narrativas que inscrevem o feminino como sujeitos tangenciados pela cultura patriarcal e que subvertem os lugares impostos de silenciamento. Teóricas como Anne McClintock (2010), Bibi Bakare-Yusuf (2003) e Amina Mama (2013) foram trazidas para o estudo, destacando a necessidade de se entender o gênero como uma categoria que perpassa as experiências coloniais e pós-coloniais em África, assim como a necessidade de localização de experiências singulares de luta de mulheres contra discursos de subordinação. A oralidade feminina não-ficcional surge, assim, como uma prática também política de propagação de saberes, que reposiciona a voz feminina como uma ferramenta de transgressão na cultura e tradição, apresentando o feminino como um sujeito de ação e um agente modificador dos lugares de opressão. Para construir um aprofundamento no universo ficcional das autoras em tela, estabelecemos uma reflexão diante da produção de autoria feminina nos territórios africanos citados, apontando sua conexão a partir da voz feminina enunciadora que rasura valores e práticas masculinistas, nos ambientes público e privado, através da literatura. Assim, observamos a maternidade pelo viés político de análise, como debatida por Mary O’Brien (2007) e Andrea O’Reilly (2007) nos estudos feministas, atuando como um lugar de força e resistência de mulheres entre si, capaz de gerar modificações nas gerações que se seguem e questionando as narrativas históricas e seus lugares de protagonização e poder. |
| Abstract: | This thesis focuses on the study of gender and motherhood as political categories in front of the female subject belonging to two African societies, Nigeria and Mozambique, transposed in the novels Winds of the Apocalypse, by Paulina Chiziane, and Purple hibiscus, by Chimamanda N. Adichie. The corpus of this research presents narratives that inscribe the feminine as subjects tangenced by the patriarchal culture and subvert the imposed places of silence. Theorists such as Anne McClintock (2010), Bibi Bakare-Yusuf (2003) and Amina Mama (2013) were brought to the study, highlighting the need to understand gender as a category that permeates colonial and postcolonial experiences in Africa, as well as the need to locate unique experiences of women's struggle against discourse of subordination. Thus, non-fictional female orality emerges as a policy that also propagates knowledge, repositioning the female voice as a tool of transgression in culture and tradition, presenting the feminine as a subject of action and a modifying agent of places oppression. To build a deepening in the fictional universe of the authors on screen, we established a reflection on the production of female authorship in the mentioned African territories, pointing its connection from the enunciating female voice that erases masculinist values and practices, in the public and private environments, through literature. Thus, we observe motherhood through the political bias of analysis, as debated by Mary O'Brien (2007) and Andrea O'Reilly (2007) in feminist studies, acting as a place of strength and resistance among women, capable of generating changes in the following generations and questioning the historical narratives and their places of protagonization and power. |
| Palavras-chave: | Maternidade política Chimamanda Adichie Paulina Chiziane Gênero Literatura africana Political motherhood Gender African literature |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21405 |
| Data do documento: | 30-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaXimenesGomesDeOliveira_Tese.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
