Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21445
Tipo: | Dissertação |
Título: | Biblioteconomia no contexto da e-Science: a formação do(a) bibliotecário(a) de dados em instituições de ensino superior brasileiras |
Autor(es): | Garrido, Fabrício Rodrigues dos Santos |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Gracy Kelli Martins |
Resumo: | A profissão do(a) bibliotecário(a) surge de atividades tais como organizar, representar e disseminar informações, e a Ciência da Informação surge dessa mesma necessidade de forma expandida, após o evidenciado aumento exponencial de informação em meados do século XX. Os dados científicos existem desde o surgimento da ciência e a organização desses dados para uso por outros pesquisadores já foi verificado no século XVI. Porém, essa preocupação em organizá-los e disseminá-los se intensifica com o surgimento da e-Science, e está intimamente ligado com a profissão do(a) bibliotecário(a). Partindo desses pressupostos, este trabalho tem o objetivo analisar a formação do profissional da Biblioteconomia com enfoque em uma formação direcionada ao bibliotecário de dados, no contexto da e-Science, no Brasil. Para o alcance deste objetivo, delineou-se os seguintes objetivos específicos: discutir o surgimento e consolidação da e-Science; identificar o perfil profissional da Biblioteconomia de dados no contexto da e-Science; levantar os dados sobre os cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil; realizar um levantamento dos Projetos Pedagógicos de Curso; levantar e identificar nas ementas e programas de cada componente curricular quais se relacionam com a Biblioteconomia de Dados; e, por fim, consequentemente, revelar o panorama de formação dos cursos de Biblioteconomia do Brasil frente às demandas informacionais no contexto da e-Science. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que analisa os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia e utiliza a técnica de Análise de Conteúdo para identificar, nos seus respectivos conteúdos de formação, elementos que caracterizem as competências do profissional no contexto da e-Science, com base nos estudos desenvolvidos por Sales, Sayão, Maranhão, Drumond e Silva, no ano de 2019. Constatou-se que em todas as regiões brasileiras há ao menos um curso que aborde, direta ou indiretamente, alguma habilidade ou competência do(a) bibliotecário(a) de dados. No que tange a atualização dos PPCs, pouco mais de 50% foram atualizados nos últimos cinco anos, assim detectou-se a existência de um processo de atualização nos cursos, embora de forma não tão veloz. Há a expectativa que este estudo com seus dados possa contribuir para com os cursos que desejam abordar esse tema em sua matriz curricular. |
Abstract: | The librarian's profession appears from activities such as organizing, representing and disseminating information, and Information Science appears from this same expanded need, after the evident exponential increase in information in the mid-20th century. Scientific data has existed since the emergence of science and the organization of this data for use by other researchers was already verified in the 16th century. However, this concern with organizing and disseminating them intensifies with the emergence of e- Science, and is closely linked to the profession of the Librarian. This work has the objective to analyze the training of the professional of Librarianship focusing on training directed to the data librarian, in the context of e-Science, in Brazil. To achieve this objective, the following specific objectives were outlined: to discuss the emergence and consolidation of e-Science; identify the profile of the data librarian in the context of e-Science; survey undergraduate courses in Library Science in Brazil; to raise the Pedagogical Course Projects; survey and identify in the menus and programs of each curricular component which are related to Data Librarianship; to point out the formation landscape of the Library Science courses in Brazil in the face of informational demands in the context of e-Science. This is a qualitative documentary research, which analyzes the pedagogical political projects of the Library Science courses, and uses the technique of Content Analysis to identify in their respective formationing content, elements that characterize the professional's skills in the context of e-Science, based on the studies developed by Sales, Sayão, Maranhão, Drumond and Silva in 2019. It was found that in all Brazilian regions there is at least one course that directly or indirectly addresses some skill or competence of the data librarian. Regarding the updating of the PPCs, just over 50% were updated in the last five years, so it was detected the existence of an updating process in the courses, although not so fast. There is an expectation that this study with its data can contribute to courses that wish to address this topic in their curriculum. |
Palavras-chave: | e-Science Ciência orientada a dados Bibliotecário(a) de dados Ensino de biblioteconomia Data-driven science Data librarian Librarian teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21445 |
Data do documento: | 29-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabrícioRodriguesDosSantosGarrido_Dissert.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons