Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21460
Tipo: | Dissertação |
Título: | AVAMUSIC: ambiente virtual de aprendizagem voltado para o ensino de instrumento musical |
Autor(es): | Sales, Thiago da Silva |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Primeiro Coorientador: | Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire |
Resumo: | A necessidade da criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs com aplicações específicas, vem se tornando cada vez mais pertinente. Desse modo, fez-se necessário o desenvolvimento do Avamusic, uma aplicação web desenvolvida especificamente para o contexto do ensino de instrumento musical. O Avamusic tem o potencial de tornar-se uma Suíte (conjunto) de aplicativos voltados para a área de Educação Musical. O primeiro aplicativo adicionado à Suíte é a Manossolfa Digital, um app de inteligência artificial. A Manossolfa é uma ferramenta do Método Kodály utilizada para ensinar as notas musicais com sinais. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as possibilidades e limites de uma aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical na perspectiva dos professores. A partir de uma pesquisa exploratória, identificamos que havia uma lacuna em relação a AVAs específicos para o ensino de instrumento musical. Em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa de múltiplos casos ou multicaso. Foram estudados 2 casos: o Caso 1 - foi o desenvolvimento e validação do Avamusic versão Alpha em um curso de extensão, o curso híbrido de iniciação ao violão, realizado na Universidade Federal da Paraíba-UFPB e o Caso 2 - foi o desenvolvimento e teste do Avamusic versão Beta e da Manossolfa Digital por um professor especialista. A avaliação do Caso 1 foi realizada através de um diário de campo, análise documental das interações realizadas no AVA durante o curso além de entrevistas semiestruturadas com os professores do curso. A avaliação do Caso 2 se deu através do teste dos componentes do sistema (botões, links, etc.) e de um questionário com o professor. Para ambos os casos foi desenvolvida uma aplicação web, um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, que foi mediador das referidas ações. Podemos afirmar que o objetivo foi alcançado na medida em que o Avamusic Alpha foi um importante recurso para a realização do Caso 1. O Avamusic Beta (Caso 2), foi utilizado por um professor especialista em música. Sobre os possíveis cenários de utilização do Avamusic Beta, constatamos que ele poderá ser utilizado para o ensino de instrumento musical em cursos presenciais, semipresenciais, totalmente online, ensino de música para deficientes auditivos, dentre outros. Os resultados mostraram que a mesma tecnologia utilizada no desenvolvimento da Manossolfa Digital, proporcionará o desenvolvimento de outras ferramentas que poderão ser utilizadas como apoio ao professor em relação à feedback de postura corporal do aluno (postura das mãos no instrumento, etc.). Desse modo, o Avamusic se mostra como uma ferramenta promissora para o ensino de instrumento musical em diversas modalidades, dentre elas, a educação musical a distância, principalmente porque é um ambiente que organiza e possibilita a criação de mais recursos, assim como a manossolfa digital, que possibilitem uma prática musical online. |
Abstract: | The need for the creation of virtual learning environments - VLEs with specific applications has become increasingly pertinent. In this way, the development of AVAMUSIC was required, a web application specifically developed for the context of teaching musical instruments. Avamusic has the potential to become a suite (set) of applications aimed at the musical education area. The first application added to the suite is the Digital Manossolfa, an artificial intelligence app. The Manossolfa is a tool of the Kodály method used to teach musical notes with signals. The general objective of the research was to understand the possibilities and limits of a web application aimed at teaching musical instruments from the perspective of teachers. From an exploratory survey, we identified that there was a gap concerning specific VLEs for teaching musical instruments. Concerning the methodology, qualitative research of multiple cases or multi cases was carried out. 2 cases: Case 1 - was the development and validation of AVAMUSIC Alpha version in an extension course, the hybrid guitar initiation course, held at the Federal University of Paraíba-UFPB and Case 2 - was the development and test of AVAMUSIC beta and Digital Manossolfa version by a specialist teacher. The evaluation of Case 1 was performed through a field diary, documentary analysis of the interactions helf in the VLE during the course as well as semi-structured interviews with the teachers of the course. The assessment of Case 2 took place through the test of the system components (buttons, links, etc.) and a questionnaire with the teacher. For both cases, a web application was developed, a virtual learning environment - VLE, which was a mediator of these actions. We can affirm that the objective was achieved to the extent that Avamusic Alpha was an important resource for the realization of Case 1. The AVAMUSIC Beta (Case 2) was used by a music expert professor. The analysis showed that the difficulties in using AVAMUSIC Beta, as problems with the issue of access, that is, to log in, have been resolved by creating a help page. About the possible scenarios of use of AVAMUSIC Beta, we find that it can be used for teaching musical instruments in presential or courses, Semi-presential, totally online, music teaching for the hearing disabled, among others. The results showed that the same technology used in the development of Digital Manossolfa will provide the development of other tools that can be used as support to the teacher concerning the feedback of student body posture (hands posture on the instrument, etc.). The results from the perspective of teachers show that Avamusic can function as a promising tool for teaching musical instrument in various modalities, among them, distance musical education, mainly because it is an environment that organizes and enables the creation of more resources, as well as Digital Manossolfa, which enable online musical practice. |
Palavras-chave: | Ambiente virtual de aprendizagem Aprendizagem de máquina Ensino híbrido Ensino de música online Virtual learning environment Machine learning Blended-learning E-learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21460 |
Data do documento: | 8-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoDaSilvaSales_Dissert.pdf | 70,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons