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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21502
Tipo: Tese
Título: Qualidade da auditoria e vieses do sentimento em auditores, empresas e investidores
Autor(es): Vieira, Carlos André Marinho
Primeiro Orientador: Machado, Márcio André Veras
Resumo: Esta tese teve por objetivo analisar se a qualidade da auditoria consegue mitigar os vieses causados pelo sentimento nos auditores, nas empresas e nos investidores. O sentimento é composto por expectativas irracionais sobre o comportamento de ativos, não justificadas pelos fundamentos econômicos subjacentes. A literatura estabelece que o sentimento pode influenciar a opinião dos auditores sobre a continuidade operacional das empresas, o nível de gerenciamento de resultados e a reação dos investidores à divulgação de resultados. Em momentos otimistas, auditores objeto do sentimento podem se mostrar menos propensos a emitir opiniões negativas sobre a continuidade operacional das empresas auditadas em dificuldades financeiras, uma vez que podem basear suas expectativas em fundamentos econômicos de difícil realização. O gerenciamento de resultados também pode ser impulsionado por investidores objeto do sentimento, visto que administradores pressionados pela exigência de melhores resultados em períodos excessivamente otimistas podem se utilizar desta prática para apresentar lucros inflados. O sentimento também pode influenciar a reação dos investidores aos anúncios de resultados, uma vez que os resultados inesperados positivos causam reações mais fortes em períodos otimistas e os resultados inesperados negativos mostram-se mais relevantes em períodos pessimistas. Neste contexto, a qualidade da auditoria é definida como um conjunto de características que estão ligadas a uma maior expertise, experiência e independência dos auditores, capazes de mitigar os vieses do sentimento. Foram criadas três variáveis de sentimento a nível agregado e individual, para mensurar os diferentes vieses que afetam os agentes de mercado: o sentimento do investidor, o sentimento gerencial e o sentimento da firma. A amostra foi composta por empresas não-financeiras com dados disponíveis para o período entre 2010 e 2018. A primeira hipótese analisou a relação entre a probabilidade de emissão de opiniões GC, a qualidade da auditoria e o sentimento. Os resultados sugerem que algumas características da auditoria podem mitigar o efeito do sentimento na opinião de auditoria, mas que esse efeito não é generalizado para a maioria das características do auditor que denotam uma melhor qualidade, refutando a H1 desta tese. A segunda hipótese analisou a relação entre o gerenciamento de resultados, a qualidade da auditoria e o sentimento. Observou-se que algumas características da auditoria conseguem reduzir os vieses do sentimento quando o gerenciamento de resultados positivo é utilizado para se superar benchmarks de lucros, mas que este resultado é limitado a poucos modelos, rejeitando a H2 desta tese. A terceira e última hipótese analisou a relação entre a reação dos investidores aos anúncios de resultados, a qualidade da auditoria e o sentimento. Descobriu-se que a sensibilidade das ações ao sentimento é maior quando os resultados inesperados positivos estão em linha com as expectativas otimistas dos investidores. Ainda, observou-se que a qualidade da auditoria reduziu os vieses do sentimento otimista na reação dos investidores, corroborando a H3 desta tese.
Abstract: This thesis aimed to analyze whether audit quality can mitigate sentiment biases in auditors, firms and investors. Sentiment is compounded by irrational expectations about asset behavior not justified by the underlying economic fundamentals. Past studies assert that sentiment can influence going concern opinion issued by auditors, earnings management and investor response to earnings news. Periods of market euphoria can estimulate auditores to not issue going concern opinions to stressed firms, based on optimistic views of economic fundamentals. Earnings management can also be boosted in reaction to investores subject to sentiment, given managers pressure to deliver growth in profits in overly optimistic periods. Sentiment can also impact investor response to earnings news, once stock price sensitivity to good news is higher during optimistic periods and stock price sensitivity to bad news is higher during pessimistic periods. Under these circumstances, audit quality is defined as a set of characteristics related to a higher degree of expertise, experience and independence of auditors, capable of soften sentiment biases. Three proxies for sentiment were created, in aggregate and individual level, to measure sentiment biases incorporate by different market agentes: investor sentiment, managerial sentiment and firm-level sentiment. The sample was composed by nonfinancial firms with data available between 2010 and 2018. The first hypothesis investigated the association between going concern opinions, audit quality and sentiment. I found out that some auditor characteristics reduce sentiment biases on auditor opinion, but these effect is not observed in other auditor characteristics, rejecting H1. The second hypothesis investigated the association between earnings management, audit quality and sentiment. I found out that audit quality mitigates sentiment biases when positive earnings management is used to meet earnings thresolds, but these evidences are restricted to particular contexts, rejecting H2. The third and last hypothesis investigated the relation between investor reaction to earnings news, audit quality and sentiment. I found out that stock price sensitivity to sentiment is higher when positive unexpected earnings confirm optimistic investor expectations. Additionally, audit quality minimized optimistic sentiment biases in investor response to earnings news, confirming H3.
Palavras-chave: Auditoria
Sentimento
Continuidade operacional
Gerenciamento de resultados
Divulgação de resultados
Audit
Sentiment
Going concern opinion
Earnings management
Earnings news
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21502
Data do documento: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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