Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21519
Tipo: TCC
Título: FANFIC COMO ALTERNATIVA MEDIADORA DE LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA
Autor(es): TOSCANO, ALICE ARAÚJO FONSECA
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar como a leitura literária e a produção textual podem ser desenvolvidas por meio da fanfiction. Para tanto, os objetivos específicos foram: 1. Conceituar o gênero fanfiction; 2. Identificar a contribuição das tecnologias digitais para desenvolvimento do letramento literário e digital; 3. Estudar o caráter intertextual entre o texto principal e a criação de fã, dentro de sala de aula; 4. Verificar os exemplos de trabalhos realizados por discentes e docentes profissionais da área de linguagens em plataformas digitais como o Spirit Fanfiction; 5. Propor a introdução do gênero fanfiction com textos produzidos por usuários da plataforma supracitada e na Plusfiction para serem utilizados em sala de aula. Para fundamentar teoricamente este trabalho, utilizamos as ideias de Pierre Lévy (1999), Roger Chartier (1999), Marcelo Spalding (2014), Magda Soares (2001), Souza e Cosson (2011), Rojo (2014), entre outros. Como resultado, verificamos que a junção entre mundo virtual e educação pode favorecer o desenvolvimento de práticas de leitura literária e produção de texto em plataformas digitais, o que pode atrair os alunos da comunidade escolar para o mundo leitor fora da escola. A tecnologia virtual promove a aproximação de um possível novo leitor, dotado de conhecimentos tecnológicos, com leituras literárias. Além disso, os textos produzidos por fãs podem despertar a leitura das obras originárias, e poderá levar à leitura de outras obras, fazendo com que este leitor permaneça em um universo de leitura.
Abstract: The objective of this work was to analyze how literary reading and textual production can be developed through fanfiction. Therefore, the specific objectives were: 1. Conceptualize the fanfiction genre; 2. Identify the contribution of digital technologies to the development of literary and digital literacy; 3. Study the intertextual character between the main text and fan creation, within the classroom; 4. Check the examples of work carried out by students and professional teachers in the field of languages on digital platforms such as Spirit Fanfiction; 5. Propose the introduction of the fanfiction genre with texts appropriated by users of the aforementioned platform and Plusfiction to be used in the classroom.. To theoretically support this work, we use the ideas of Pierre Lévy (1999), Roger Chartier (1999), Marcelo Spalding (2014), Magda Soares (2001), Souza and Cosson (2011), Rojo (2014), among others. As a result, we found that the junction between the virtual world and education can favor the development of literary reading practices and text production on digital platforms, which can attract students from the school community to the reader world outside the school. Virtual technology promotes the approach of a possible new reader, endowed with technological knowledge, with literary readings. In addition, texts produced by fans can awaken the reading of original works, and may lead to the reading of other works, making this reader remain in a reading universe.
Palavras-chave: Fanfic
Leitura literária
Produção textual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21519
Data do documento: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alice Araújo Fonseca Toscano (1).pdf460,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons