Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, ISAQUE DA SILVA-
dc.date.accessioned2021-12-07T14:28:37Z-
dc.date.available2021-12-07T14:28:37Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21520-
dc.description.abstractDespite the fact that there are currently several studies that propose improvements in teaching, traditional practices that are ineffective are still dominant in schools. In this sense, this research has as main objective the constitution of a literary reader profile of the 6th year of elementary school, in order to help basic education teachers in the planning and elaboration of pedagogical practices with the literary text, which contribute to the development of the literary competence of the students. For that, we carried out a comparison of questionnaires, such as the survey Retratos da leitura no Brasil (2016, 2021), Pisa (2009) and Prova Brasil (2017), in order to select essential questions for the development of a profile. of reader. For the application of the questionnaire, we selected 16 students from the 6th of two classes of a public school in João Pessoa-PB. The results show that most students perform rarefied readings, as well as that they are inserted in contexts that are unfavorable for the formation of readers. Hence the need for the school to assume almost integrally the responsibility for reading training and to propose pedagogical practices that help to develop the literary competence of these students (CULLER, 1975; COLOMER, 1994). This study is based on literary literacy as a current paradigm in the teaching of literature (COSSON, 2021) and identifies the reader profile as an instrument that can and should be implemented in the school environment, since knowing students and their reading practices is essential for selecting texts and organizing meaningful literacy activities in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-07T14:28:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) UM PERFIL DE LEITOR LITERÁRIO DO 6º ANO - ISAQUE MORAES.pdf: 2118951 bytes, checksum: 9847c7a15f7adafd4919cfcb0405a55f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T14:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) UM PERFIL DE LEITOR LITERÁRIO DO 6º ANO - ISAQUE MORAES.pdf: 2118951 bytes, checksum: 9847c7a15f7adafd4919cfcb0405a55f (MD5) Previous issue date: 2021-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerfil de leitorpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLeitor literáriopt_BR
dc.titleUM PERFIL DE LEITOR LITERÁRIO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Rildo José Cosson-
dc.description.resumoA despeito de haver na atualidade diversos estudos que propõem melhorias para o ensino, ainda são dominantes na escola práticas tradicionais pouco efetivas. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal a constituição de um perfil de leitor literário do 6º ano do ensino fundamental, a fim de auxiliar os docentes da educação básica no planejamento e elaboração de práticas pedagógicas com o texto literário, que colaborem para o desenvolvimento da competência literária dos alunos. Para tanto, realizamos um cotejamento de questionários, a exemplo da pesquisa Retratos da leitura no Brasil (2016, 2021), o Pisa (2009) e a Prova Brasil (2017), com o intuito de selecionar questões essenciais para a elaboração de um perfil de leitor. Para a aplicação do questionário, selecionamos 16 alunos do 6º de duas turmas de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os resultados apontam que a maioria dos alunos realiza leituras rarefeitas, como também que eles estão inseridos em contextos que são pouco favoráveis para a formação de leitores. Daí a necessidade de a escola assumir quase que integralmente a responsabilidade pela formação leitora e propor práticas pedagógicas que auxiliem a desenvolver a competência literária desses alunos (CULLER, 1975; COLOMER, 1994). Este estudo está baseado no letramento literário como paradigma atual do ensino de literatura (COSSON, 2021) e identifica o perfil de leitor como um instrumento que pode e deve ser implantado no âmbito escolar, uma vez que conhecer os alunos e suas práticas de leitura é essencial para a seleção dos textos e a organização de atividades de letramento significativas na sala de aulapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM PERFIL DE LEITOR LITERÁRIO DO 6º ANO - ISAQUE MORAES.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons