Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDA SILVA SANTOS, LUAN-
dc.date.accessioned2021-12-07T16:54:33Z-
dc.date.available2021-12-07-
dc.date.available2021-12-07T16:54:33Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21523-
dc.description.abstractConsidering all the agendas discussed nowadays, it is possible to notice that little attention has been paid to some aspects related to language, mainly when these aspects are attached to discriminatory attitudes towards certain ways of speaking and towards those cultures that have always been a target of prejudice and silencing. Thus, in the present work, we aim to understand what is behind the marginalization towards dialects with African influences, such as the African American Vernacular English (AAVE) and some varieties of the nonstandard Portuguese spoken in Brazil that is very often viewed negatively. Furthermore, we also seek to reflect on the pedagogical implications of this debate in the Brazilian English teaching setting. To do so, it was used a qualitative and bibliographic research in order to learn about the features, the history, and the issues concerning these varieties of resistance, which are discussed in light of the concepts of linguistic attitudes, linguistic prejudice, and linguistic racism. To construct our theoretical framework and our analysis for this research we used as our references the works of Labov (1972), Pullum (1999) Rickford and Rickford (2000), Bagno (2015), Peterson (2019), among others. From the analysis, we could conclude that the discrimination and prejudice towards some varieties transcend the linguistic plane and it is attached to sociocultural, political, and ideological factors.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-07T16:54:33Z No. of bitstreams: 1 LSS07122021.pdf: 848544 bytes, checksum: 90fc236953c6b23cb639a701b03d4cf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T16:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSS07122021.pdf: 848544 bytes, checksum: 90fc236953c6b23cb639a701b03d4cf2 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectIVAApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVariedades de resistênciapt_BR
dc.subjectInfluências Africanaspt_BR
dc.subjectLinguistic Prejudicept_BR
dc.subjectAfrican American Vernacular English (AAVEpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectVarieties of resistancept_BR
dc.subjectAfrican Influencespt_BR
dc.titleBEYOND LINGUISTIC PREJUDICE: THE SILENCING ATTEMPT OF AFRICANITY’S INFLUENCES TOWARDS VARIETIES OF RESISTANCEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques de Lucena, Rubens-
dc.description.resumoDiante de todas as pautas discutidas na atualidade, é possível perceber que pouca atenção tem sido dada a alguns aspectos relacionados à linguagem, principalmente quando esses aspectos estão atrelados a atitudes discriminatórias em relação a certas formas de falar e a culturas que sempre foram alvo de preconceito e silenciamento. Assim, no presente trabalho, pretendemos compreender o que está por trás da marginalização em relação a dialetos com influências africanas, como o inglês vernacular afro-americano (IVAA) e algumas variedades do português não padrão falado no Brasil, muitas vezes vistas de forma negativa. Além disso, também buscamos refletir sobre as implicações pedagógicas desse debate no cenário do ensino de inglês no Brasil. Para tanto, adotou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com o objetivo de conhecer as características, a história e as problemáticas dessas variedades de resistências, as quais são discutidas à luz dos conceitos de atitudes linguísticas e do preconceito e do racismo linguístico. Portanto, para construir nosso referencial teórico e nossa análise para esta pesquisa, utilizamos como referências os trabalhos de Labov (1972), Pullum (1999) Rickford and Rickford (2000), Bagno (2015), Peterson (2019), entre outros. A partir das análises pudemos concluir que a discriminação e o preconceito em relação a certas variedades transcendem o plano linguístico e estão associados a fatores socioculturais, políticos e ideológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSS07122021.pdf828,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.