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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Daniele Bezerra Silva Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:17:38Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-02 | - |
| dc.date.available | 2021-12-09T19:17:38Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica no Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
| dc.title | Efeitos do ensino remoto emergencial nas práticas escolares de estudantes do fundamental I | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Jan Edson Rodrigues | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata da apresentação de um panorama da educação básica e seu desenvolvimento através do ensino remoto emergencial, doravante denominado ERE, mesmo com as dificuldades geradas pelo isolamento e distanciamento social impostas pela COVID-19. Expõe também como ele tem contribuído para a formação dos discentes da rede privada de ensino, mais especificamente na turma do fundamental I, da escola Nova Escola Crescimento, e os efeitos do ERE nas práticas escolares na pandemia. Para tanto, adotamos como fundamentação teórica conceitos sobre a realidade do ERE no Brasil durante a COVID-19 e a concepção de Xiao e Li (2020) que consideram essa nova modalidade como desafiadora. A metodologia deu-se através de pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicada por meio de um questionário destinado aos pais, alunos e professores, com intuito de coletar dados para elucidar o desenvolvimento do ERE considerando descritores básicos como rotinas, práticas, recursos tecnológicos e aprendizagem dos envolvidos. Foi constatado que grande parte dos alunos não está satisfeita com o ERE e as aulas on-line, preferindo as aulas presenciais. Os professores por sua vez, tiveram de adaptar suas aulas para essa nova modalidade de ensino e sentem grande dificuldade para avaliar o desenvolvimento das crianças devido a esse distanciamento. Já os pais, tiveram suas rotinas modificadas para acompanhar seus filhos durante as aulas. Esse estudo demonstra que, mesmo diante das dificuldades, o ERE é uma solução fundamental para o momento pandêmico já que é a única alternativa que possibilita a continuidade da educação nesse momento fragilizado da sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DBSAR05062021.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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