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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540| Tipo: | TCC |
| Título: | Efeitos do ensino remoto emergencial nas práticas escolares de estudantes do fundamental I |
| Autor(es): | Rodrigues, Daniele Bezerra Silva Almeida |
| Primeiro Orientador: | Leite, Jan Edson Rodrigues |
| Resumo: | O presente trabalho trata da apresentação de um panorama da educação básica e seu desenvolvimento através do ensino remoto emergencial, doravante denominado ERE, mesmo com as dificuldades geradas pelo isolamento e distanciamento social impostas pela COVID-19. Expõe também como ele tem contribuído para a formação dos discentes da rede privada de ensino, mais especificamente na turma do fundamental I, da escola Nova Escola Crescimento, e os efeitos do ERE nas práticas escolares na pandemia. Para tanto, adotamos como fundamentação teórica conceitos sobre a realidade do ERE no Brasil durante a COVID-19 e a concepção de Xiao e Li (2020) que consideram essa nova modalidade como desafiadora. A metodologia deu-se através de pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicada por meio de um questionário destinado aos pais, alunos e professores, com intuito de coletar dados para elucidar o desenvolvimento do ERE considerando descritores básicos como rotinas, práticas, recursos tecnológicos e aprendizagem dos envolvidos. Foi constatado que grande parte dos alunos não está satisfeita com o ERE e as aulas on-line, preferindo as aulas presenciais. Os professores por sua vez, tiveram de adaptar suas aulas para essa nova modalidade de ensino e sentem grande dificuldade para avaliar o desenvolvimento das crianças devido a esse distanciamento. Já os pais, tiveram suas rotinas modificadas para acompanhar seus filhos durante as aulas. Esse estudo demonstra que, mesmo diante das dificuldades, o ERE é uma solução fundamental para o momento pandêmico já que é a única alternativa que possibilita a continuidade da educação nesse momento fragilizado da sociedade. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Covid-19 Educação básica no Brasil Ensino remoto emergencial |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540 |
| Data do documento: | 17-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
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