Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540
Tipo: TCC
Título: Efeitos do ensino remoto emergencial nas práticas escolares de estudantes do fundamental I
Autor(es): Rodrigues, Daniele Bezerra Silva Almeida
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: O presente trabalho trata da apresentação de um panorama da educação básica e seu desenvolvimento através do ensino remoto emergencial, doravante denominado ERE, mesmo com as dificuldades geradas pelo isolamento e distanciamento social impostas pela COVID-19. Expõe também como ele tem contribuído para a formação dos discentes da rede privada de ensino, mais especificamente na turma do fundamental I, da escola Nova Escola Crescimento, e os efeitos do ERE nas práticas escolares na pandemia. Para tanto, adotamos como fundamentação teórica conceitos sobre a realidade do ERE no Brasil durante a COVID-19 e a concepção de Xiao e Li (2020) que consideram essa nova modalidade como desafiadora. A metodologia deu-se através de pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicada por meio de um questionário destinado aos pais, alunos e professores, com intuito de coletar dados para elucidar o desenvolvimento do ERE considerando descritores básicos como rotinas, práticas, recursos tecnológicos e aprendizagem dos envolvidos. Foi constatado que grande parte dos alunos não está satisfeita com o ERE e as aulas on-line, preferindo as aulas presenciais. Os professores por sua vez, tiveram de adaptar suas aulas para essa nova modalidade de ensino e sentem grande dificuldade para avaliar o desenvolvimento das crianças devido a esse distanciamento. Já os pais, tiveram suas rotinas modificadas para acompanhar seus filhos durante as aulas. Esse estudo demonstra que, mesmo diante das dificuldades, o ERE é uma solução fundamental para o momento pandêmico já que é a única alternativa que possibilita a continuidade da educação nesse momento fragilizado da sociedade.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Covid-19
Educação básica no Brasil
Ensino remoto emergencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21540
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBSAR05062021.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons