Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Robson Nascimento da-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:19:45Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-12-09T19:19:45Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21542-
dc.description.abstractThis work aims to analyze some poems in Joaquim Cardozo’s poetic work published as of 1970, i.e, his last lyrical writings, which indicate the presence of a melancholic discourse in his lyrical I, and how such questions help to enlighten his formulations. Thus, this investigation raises the following question: how does melancholy become one of the central keys to the Cardozian lyrical I’s constitution, and which historic and aesthetical issues shaped this proposition? For this, the hypotheses that guide this work are 1. The melancholic tone in Cardozo’s poetry induces a reading that, in turn, reinforces the understanding of a subject disarticulated with the surrounding spaces; 2. The aesthetic procedures used by Cardozo to compose some of his poems support the reading of a lyrical I that turns against and about itself in a melancholic perspective; 3. Melancholy will be perceived around some poetic forms, like the sonnet, the elegy, and the song as a part associated with its composition, modulating new perspectives to these traditional forms. Therefore, in the analytical chapters, we will more specifically delimit the main aesthetic developments of melancholy in the Cardozian poetry, to discuss how it occurs and, therefore, why they are recurrent in his works. For this purpose, o theoretical framework collected for this research focuses, above all, on the studies on melancholy, by Jean Starobinski (2011; 2016), Freud (1992), Lambotte (2000), Löwy and Sayre (2015), and Lima (2017).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-12-02T19:43:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobsonNascimentoDaSilva_Dissert.pdf: 44829854 bytes, checksum: a6613f3c672f6196c46bdf9d49125960 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-09T19:19:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobsonNascimentoDaSilva_Dissert.pdf: 44829854 bytes, checksum: a6613f3c672f6196c46bdf9d49125960 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobsonNascimentoDaSilva_Dissert.pdf: 44829854 bytes, checksum: a6613f3c672f6196c46bdf9d49125960 (MD5) Previous issue date: 2021-07-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesia brasileira modernapt_BR
dc.subjectJoaquim Cardozopt_BR
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectBrazilian modern poetrypt_BR
dc.subjectMelancholypt_BR
dc.titleUm estudo da melancolia na poesia lírica de Joaquim Cardozopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390714460611186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5395948657981566pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar alguns poemas inseridos na obra poética de Joaquim Cardozo publicados a partir de 1970, ou seja, suas últimas produções líricas, que demonstrem a presença do discurso melancólico em seu sujeito lírico, e como tais questões ajudam a esclarecer as suas formulações. Sendo assim, essa investigação levanta a seguinte problemática: como a melancolia se torna uma das claves centrais para a constituição do sujeito lírico cardoziano, e quais as questões históricas e estéticas que envasaram essa propositura? Para isso, as hipóteses que norteiam esta pesquisa são: 1. A nota melancólica na poesia do pernambucano induz a uma leitura que remete à solidão do eu lírico, o que por sua vez reforça o entendimento de um sujeito desarticulado com os espaços a sua volta; 2. Os procedimentos estéticos utilizados por Cardozo para a composição de alguns dos seus poemas reforçam a leitura de um eu lírico que se volta contra e sobre si em uma perspectiva melancólica; 3. A melancolia irá ser notada em torno de algumas formas poéticas, como o soneto, elegia e canção como parte associada a sua composição. Diante disso, nos capítulos de análises, iremos delimitar mais especificamente nos principais desdobramentos estéticos da melancolia na poesia cardoziana, com o intuito de discutir como ocorre e, por conseguinte, por que são recorrentes em suas obras. Para isso, o referencial teórico coletado para esta pesquisa centra-se, acima de tudo, nos estudos sobre a melancolia, deixados por Jean Starobinski (2011; 2016), Freud (1992), Lambotte (2000), Löwy e Sayre (2015), e Lima (2017).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobsonNascimentoDaSilva_Dissert.pdf43,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons