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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21558
Tipo: Tese
Título: O sertão e o mundo nas margens do alguidar: uma análise semiótica da canção de Chico César
Autor(es): Leite, Jonathan Lucas Moreira
Primeiro Orientador: Ferraz Júnior, Expedito
Resumo: O presente trabalho insere-se no campo dos estudos semióticos, bem como no dos estudos sobre canção, tendo como principal objetivo analisar as tensões formadoras da canção de Chico César, músico, compositor e poeta brasileiro. Inicialmente, apresentamos uma revisão da Teoria Geral dos Signos, principal suporte metodológico de nossa pesquisa, através de Peirce (1975), além das contribuições de outros autores que se orientam pela perspectiva peirceana, como Santaella (2000; 2004; 2005; 1997), Nöth (2003), Ferraz Júnior (2012) e Pignatari (1979). O segundo capítulo é dedicado a elucidar as questões relativas à música e à canção, no qual construímos um breve apanhado histórico da Música Popular e de suas relações com a Literatura. Discorremos, ainda, acerca das abordagens metodológicas adotadas para os estudos sobre canção popular, focalizando o modelo sistematizado por Luiz Tatit. (1996; 2001; 2004). No terceiro capítulo, fizemos uma leitura panorâmica da canção do autor, buscando evidenciar as principais características de sua obra. Por fim, dialogando com o conceito de hibridação cultural, proposto por Nestor Canclini (2019), refletimos sobre as tensões entre os universos sígnicos díspares que se estabelecem na obra do paraibano, através da análise das canções Nato, Zabé, A prosa impúrpura do Caicó, Dança do Papangu e Folia de Príncipe.
Abstract: The presented work is part of the semiotic field of studies, as well as in the studies on song. The main objective is to analyze the tensions that form the songs of Chico César, Brazilian musician, composer, and poet. Firstly, we will review the General Theory of Signs, the main framework of our study, proposed by Peirce (1975), in addition to the contributions of other authors who are guided by the Peircean perspective, such as Santaella (2000; 2004; 2005; 1997), Nöth (2003), Ferraz Júnior (2012) and Pignatari (1974). The second chapter is devoted to elucidating aspects related to music and song. We will reflect on a brief historical overview of Popular Music and its relationship with literature. We will also discuss the methodological approaches adopted for studies on popular song, focusing on the ideas systematized by Luiz Tatit. (1996; 2001; 2004). In the third chapter, we will provide a panoramic reading of the author's song, seeking to highlight the main characteristics of his work. The last chapter is about dialoguing with the concept of cultural hybridization proposed by Nestor Canclini (2019), we will reflect on the tensions between the disparate sign universes that are established in the work of the Paraibano artist, through the analysis of the songs Nato, Zabé, A prosa impúrpura do Caicó, Dança do Papangu and Folia de Príncipe.
Palavras-chave: Chico César
Canção
Semiótica
Song
Semiotic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21558
Data do documento: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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