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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21580| Tipo: | TCC |
| Título: | O PAPEL DO PROFESSOR NA SELEÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
| Autor(es): | FREITAS, ANA MAGALLY PEREIRA DE |
| Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
| Resumo: | Mesmo com a crescente implantação de programas de políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil, a exemplo, o Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD/Literário), ainda é preocupante o número que revela a quantidade de não leitores no país. Acredita-se, portanto, que tal cenário significa que para a formação de leitores autônomos e emancipados não basta distribuir livros, antes de qualquer coisa, é importante saber selecionar e mediar bons livros literários. Quando se trata dos anos iniciais do Ensino Fundamental, esses dois processos esbarram com o fazer pedagógico, que acaba por transformar o ensino literário em um momento puramente educativo, na qual a apreciação estética e artística das obras é substituída por um momento de aprendizagens. Diante disso, a presente pesquisa de natureza qualitativa, se propõe a discutir acerca dos principais critérios de seleção de obras literárias, a qual denominamos sendo estes: texto verbal e visual, projeto gráfico e temática. Além disso, discutiremos acerca da importância da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do papel do professor enquanto mediador e leitor literário, e por fim, mostraremos os resultados que coletamos por meio de um formulário online respondido por 17 professoras, que em sua maioria atuam nos anos iniciais. O formulário se desdobrou em perguntas que envolvem os critérios de seleção, ensino/mediação e experiências leitoras. Para que pudéssemos desenvolver um estudo mais completo e satisfatório, nos apoiamos nas teorias de Bajour (2012); Colomer (2007; 2017); Chambers (2007); Faria (2016); Frantz (1997); entre outros. De modo geral, os resultados mostram que, apesar de existir uma mudança positiva quanto ao olhar do professor/mediador do ensino básico sobre a literatura infantil, ainda assim, persistem em um ensino pedagógico e/ou utilitário. Além disso, concluímos que ainda falta uma maior inserção dessas professoras enquanto sujeitos leitores, pois o hábito da leitura de livros teóricos e literários ainda é consideravelmente pequena, o que pode ser um dos principais causadores na persistência do ensino/mediação equivocada da literatura. |
| Abstract: | Even with the growing implementation of public policy programs to encourage reading in Brazil, for example, the National Textbook and Textbook Program (PNLD/Literário), the number that reveals the number of non-readers in the country is still worrying . It is believed, therefore, that this scenario means that, for the formation of autonomous and emancipated readers, it is not enough to distribute books, it is important, first of all, to know how to select and mediate good literary books. When it comes to the early years of Elementary School, these two processes collide with the pedagogical practice, which ends up transforming literary education into a purely educational moment, in which the aesthetic and artistic appreciation of the works is replaced by a moment of learning. Therefore, this qualitative research aims to discuss the main criteria for selection of literary works, which we call these: verbal and visual text, graphic and thematic design. In addition, we will discuss the importance of children's literature in the early years of elementary school, the role of the teacher as a mediator and literary reader, and finally, we will show the results we collected through an online form answered by 17 teachers, who in their most work in the early years. The form was divided into questions involving selection criteria, teaching/mediation and reading experiences. So that we could develop a more complete and satisfactory study, we supported ourselves on the theories of Bajour (2012); Colomer (2007; 2017); Chambers (2007); Faria (2016); Frantz (1997); between others. Overall, the results show that, although there is a positive change in the view of the teacher/mediator of basic education on children's literature, they still persist in a pedagogical and/or utilitarian teaching. Furthermore, we conclude that there is still a lack of greater insertion of teachers as subject readers, as the habit of reading theoretical and literary books is still considerably small, which may be one of the main causes of the persistence of misguided teaching/mediation in literature. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantil; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação docente; Seleção e mediação de obras literárias. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21580 |
| Data do documento: | 25-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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